20 de January de 2023 - 11h00

SENAI integra Projeto de Eficiência Energética “Mais Rondônia”

O “Mais Rondônia” constitui o primeiro projeto em rede realizado entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) em parceria com o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e a Secretária de Desenvolvimento Econômico de Rondônia (SEDEC).

O projeto foi premiado no edital lançado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e tem como proposta otimizar o consumo elétrico das empresas, no intuito de obter uma redução de pelo menos 10% no valor da conta de energia tendo como público alvo micro, pequena ou média empresas de vários setores.

De acordo com o gerente de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI-RO, José Rafael Lopes, o projeto piloto  será desenvolvido sem custos para 60 empresas locais e atualmente 20 delas já aderiram ao projeto, que vai utilizar tecnologias de medição e monitoramento inteligente do consumo elétrico, a fim de permitir a coleta, armazenamento, acesso e uso de dados relevantes para o desenvolvimento de análises e tomada de decisões, com consequente otimização do consumo de energia elétrica e diminuição de custos de operação.

Lopes explica que as empresas que aderirem ao Mais Rondônia, irão receber um medidor inteligente de energia e um aplicativo que permitirá coletar, armazenar, acessar e usar dados para o desenvolvimento de análises e tomada de decisões.

“Com isso, as empresas beneficiárias poderão acompanhar em tempo real seu consumo elétrico via internet, para detectar picos ou tendência de aumento de consumo devido a instalações, dispositivos, equipamentos ineficientes e/ou com defeitos, permitindo uma gestão eficaz do consumo elétrico. Vale ressaltar, que a adesão ao projeto é gratuita e tem duração de seis meses, durante esse período, a empresa se compromete apenas a usar o produto e buscar reduzir sua conta de energia elétrica”, garante.

Ainda conforme o gerente de STI do SENAI-RO as pequenas e médias empresas, consomem muita energia, e esses medidores vão facilitar o acompanhamento da energia, pelo histórico de quais os períodos do dia têm os maiores picos de energia.

“A ideia é fracionar, dividir os horários, para minimizar os custos, e garantir o poder de decisão sobre a conta de energia em tempo real, por meio da transformação digital das empresas participantes”, afirma Lopes, que contou com a participação do diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago e das técnicas Lissandra Souza e Cleópatra Caldeira na elaboração do projeto.