10 de March de 2023 - 11h32

SENAI Rondônia efetiva parcerias com foco em inovação

A Gerência de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI de Rondônia formalizou parcerias estratégicas com os Institutos de Ciência e Tecnologia de Rondônia (ICTs), Fundação de Amparo de Rondônia, ONGs e indústrias. O objetivo é contribuir com o Ecossistema Local de Inovação por meio da formação de uma rede de parceiros estratégicos visando o desenvolvimento de projetos colaborativos envolvendo Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Afim de implementar atividades e ações conjuntas, bem como programas pilotos e experimentais em áreas e assuntos de interesse e benefícios mútuos, em prol da sociedade.

De acordo com o gerente de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI-RO, José Rafael Lopes, os Acordos de Cooperação Técnica (ACT) formalizados em 2023 estão fechados com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Instituto Federal de Rondônia (IFRO). “No momento o STI encontra-se em fase de formalização de parcerias com a SIDIA Instituto de Ciência e Tecnologia, o Centro de Estudos Rioterra, a Embrapa Rondônia, a ONG Kanindé e a Indústria Cargill”, disse.

Ainda conforme Lopes, em 2022 foram formalizadas as parcerias com a Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (FAPERO) e a Ação Ecológica Guaporé (ECOPORE).

O gerente de STI defende que a inovação é um processo fundamental para o desenvolvimento e sobrevivência das organizações. Devido ao leque de conhecimentos envolvidos, os projetos são realizados por meio de parcerias e alianças. Como se diz comumente: “as necessidades são muitas e os recursos são escassos”.

“O SENAI-RO tem adotado a estratégia de somar competências para elaboração de projetos de inovação”, ressaltou Lopes. “Atualmente, a FINEP – Financiador de Estudos e Projetos do Governo Federal, incentiva e concede uma maior pontuação aos projetos de subvenção financeira quando submetidos em Rede de instituições, e os Acordos de Cooperação Técnica são as evidências de cooperação.

Para a consultora de Tecnologia e Inovação, Cleópatra Caldeira, a estruturação e realização das parcerias com essas importantes Instituições, visa ampliar a indução à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação, com mecanismos que estimulem a elaboração de projetos interdisciplinares e colaborativos que respondam aos problemas da sociedade rondoniense, incorporando, na medida do possível, métodos participativos e o diálogo intercultural com outros saberes existentes na sociedade.

O diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago destacou que “a formalização das parcerias visa desenvolver cooperação por meio de atividades que permitam: Instituir e desfrutar de canais e processos para troca de informações e experiências entre os parceiros; idealizar, estruturar, captar recursos e executar conjuntamente projetos de PD&I nos assuntos de interesse mútuo; estimular o desenvolvimento tecnológico e a industrialização sustentável no Brasil, com foco em Rondônia e fomentar a qualificação técnico-profissional”, finalizou.