IMPRENSA
21 de June de 2023 - 09h16

A- A A+

Aluno do SENAI CETEM e egressa do CEET de Porto Velho representam DR-RO na Olimpíada do Conhecimento

Helen Deanny Sousa da Silva, 19, formada no curso de Panificação da unidade CEET de Porto Velho e o jovem aprendiz da Energisa, Marcus da Silva Barbosa, da turma de Eletrotécnica, da unidade SENAI CETEM, são os alunos representantes do Departamento Regional de Rondônia, na Olimpíada do Conhecimento (OC), que acontece de 25 a 29 de setembro de 2023, na Paraíba.

 

Na ocupação 47 Panificação, a egressa está sendo treinada pelo professor Cleiton Guimarães, no laboratório da unidade. O treinamento tem como base o projeto teste votado pelos avaliadores. Ao todo são sete módulos incluindo massas laminadas (croissant), Brioche, pães saudáveis, pães com fermentação natural.

 

Guimarães destacou a importância da OC. “A competição é uma vitrine da qualidade da educação profissional patrocinada pela indústria brasileira. Além de incentivar a dedicação dos estudantes, é uma forma de avaliar a qualidade da educação oferecida pelo SENAI”, disse.

 

No ponto de vista de Helen, “representar o SENAI de Rondônia na Olimpíada do Conhecimento é um privilégio, porque nestas competições os participantes têm uma significa oportunidade de adquirir mais conhecimentos mediante experiências práticas, sem esquecer da integração com os demais alunos olímpicos, fortalecimento do espirito esportivo, dentre outras habilidades socioemocionais para a nossa formação”, falou.  

 

Quanto ao aluno olímpico, na ocupação 18 Instalações Elétricas Prediais, o treinamento, iniciado em 17 de abril, está a cargo do instrutor e avaliador Ricardo Cleudo Rocha Soares.

 

Segundo Cleudo, a participação na olímpiada é uma experiência profissional para o aluno, que será um grande aprendizado. “O participante tem a oportunidade de conhecer o que tem de mais moderno nas instalações elétricas, tem contato com as tenências do mercado na área de automação predial. O SENAI prepara os alunos para esses tipos de instalações, que será uma realidade no futuro e eles estarão preparados para o mercado de trabalho”, disse. 

 

“É uma grande oportunidade e me sinto honrado por essa experiência que vai agregar muito no meu conhecimento e aprendizado técnico. Gosto de inovação de aprender coisas novas e encarar desafios e com esse não será diferente”, comentou o aluno olímpico Marcus Barbosa.

 

O presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação de Rondônia (Sindipan-RO) e vice-presidente de Assuntos Sociais da FIERO, José Balbino Nascimento, parabenizou a aluna pelo empenho e dedicação e ressaltou a importância de ter um representante da panificação na Olimpíada do Conhecimento.

 

“O professor Cleiton Guimarães, é o instrutor responsável pelo treinamento do aluno, que está sendo preparado para competir. Cleiton foi aluno olímpico e tem vasto conhecimento e experiência em panificação. Acreditamos no potencial do nosso representante”, disse o líder sindical.

 

A gerente da unidade SENAI CEET, de Porto Velho, Fabiana Amaral, “a participação em Olimpíadas do Conhecimento vai além das medalhas, prêmios e diplomas. As competições proporcionam a estudantes e professores a possibilidade de expandir os seus saberes e técnicas, além de conhecerem pessoas com interesses similares de outros municípios e estados. Mais uma vez, SENAI-RO conta com dois representantes com chances de alcançar excelentes resultados e de conquistar medalhas para o nosso DR”, comentou.

 

Segundo o gerente da unidade SENAI CETEM, localizada no Distrito Industrial de Porto Velho, Cleber Santos, ao participar da Olimpíada do Conhecimento, os jovens estão sendo preparados para tornar a indústria brasileira mais produtiva e mais competitiva. “Estes alunos não estão apenas sendo qualificados no domínio de uma competência, mas também em um alto nível de planejamento, de processo de execução, de técnicas. Este é o nível de excelência que a indústria precisa”, afirmou.

 

O diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago afirmou que durante a Olimpíada do Conhecimento os alunos colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

 

“Para nós, a OC é um grande laboratório onde podemos verificar nossos alunos olímpicos em ação e mostrando o que aprenderam no SENAI-RO. A competição constitui ainda uma maneira de avaliarmos o desempenho e o que é necessário aprimorar para que eles estejam em dia com as necessidades do segmento industrial. Com alegria saudamos a representatividade do CETEM e do CEET, e sabemos que ambos estão sendo treinados e orientados para realizar um trabalho de excelência durante as provas deste importante evento nacional”, pontuou Santiago. 


Mais notícias

SENAI-RO inicia consultorias pelo Programa Brasil Mais Produtivo

SENAI-RO finaliza capacitação de instrutores para uso de Kits Didáticos da Indústria 4.0

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

SENAI de Ariquemes inicia curso Manutenção de Refrigeração no Vale do Anari