IMPRENSA
01 de June de 2023 - 08h51

A- A A+

Durante live, SENAI-RO lança abertura de vagas dos cursos gratuitos para a comunidade

Já estão disponíveis as inscrições para os cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial Básica e Técnica, para a comunidade de todo o Estado, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), de Rondônia. O lançamento ocorreu nesta quarta-feira (31), durante live apresentada pelo gerente de educação básica e profissional, Jair Coelho, transmitida pelo perfil do Instagram do SENAI, ocasião em que esclareceu dúvidas dos participantes e interessados.


Coelho ressaltou que trata-se de uma excelente oportunidade de qualificação e se colocar no mercado de trabalho. Também explicou a metodologia e os requisitos para fazer a inscrição nos cursos ofertados e que contemplam diversas áreas, como mecânica, eletrotécnica, tecnologia da informação (TI), refrigeração, panificação, vestuário, entre outros e que são escolhidos para a comunidade conforme o perfil de demanda das indústrias rondonienses. De forma regimental, conforme a lei de aprendizagem, podem se inscrever candidatos de 14 a 23 anos e 11 meses.


De acordo com o gerente de educação, para os cursos de qualificação básica, estão aptos à inscrição, alunos a partir de 14 anos e que estejam cursando, no mínimo, o 9º do Ensino Fundamental, tanto de escolas públicas quanto particulares. Esses cursos têm duração de seis meses. Já os de qualificação técnica, é necessário estar no 2º ano do Ensino Médio, e eles podem se estender em até um ano e meio. “E ambas as modalidades são certificadas pelo SENAI”, alerta.


Coelho esclareceu demais dúvidas quanto ao funcionamento das aulas, as quais o SENAI oferece nas modalidades presencial e ensino à distância (EAD), que podem ser realizadas virtualmente. “No entanto, em determinado momento do curso, para quem optar pelo EAD, os alunos necessitarão fazer aulas práticas. Para isso, disponibilizamos nossos laboratórios nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Jaru, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena”, explica. Coelho esclareceu que todo o cronograma das aulas práticas é divulgado com bastante antecedência, para que o aluno possa se organizar e se deslocar até a unidade mais próxima da sua cidade.


Para se inscrever em um dos cursos gratuitos de qualificação básica e/ou qualificação técnica, os interessados podem acessar o portal do SENAI e preencher os dados necessários. No portal também estão disponíveis os editais que devem ser observados na hora do preenchimento das vagas. Perdeu a live ou quer rever os pontos apresentados, basta acessar o link do Instagram @senai_rondonia. Mais informações também através do whatsapp 0800.647-3551. As inscrições estão abertas até o próximo dia 22 de junho. 


Mais notícias

Novo Brasil Mais Produtivo é lançado na FIERO e promete revolucionar a produtividade das micro, pequenas e médias indústrias

Aprovado projeto do SENAI-RO e SEDEC para desenvolver cadeia produtiva de H2V

SENAI-RO abre vagas para contratação de instrutores

Inscrições para os cursos gratuitos do SENAI-RO terminam dia 7