IMPRENSA
21 de June de 2023 - 08h12

A- A A+

SENAI-RO prorroga inscrições dos cursos gratuitos até 7 de julho

As inscrições do programa de gratuidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RO) para a comunidade rondoniense, foram estendidas para o dia 7 de julho deste ano. Inicialmente, o prazo final estava marcado para esta quinta-feira, 22.


Portanto, o SENAI informa que estão disponíveis inscrições para os cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial Básica (com duração de seis meses) e Técnica (que variam de 1 ano a 1 ano e meio), para a comunidade de todo o Estado. De forma regimental, conforme a lei de aprendizagem, podem se inscrever candidatos de 14 a 23 anos e 11 meses.


Conforme o gerente de educação básica e profissional do SESI-SENAI-IEL, Jair Coelho, os cursos de qualificação básica, estão aptos à inscrição, alunos a partir de 14 anos e que estejam cursando, no mínimo, o 9º do Ensino Fundamental, tanto de escolas públicas quanto particulares. Esses cursos têm uma carga horária de seis meses. Já os de qualificação técnica, é necessário estar no 2º ano do Ensino Médio, e eles possuem a duração de até um ano e meio. “E ambas as modalidades são certificadas pelo SENAI”, atesta.


Coelho ressalta que é importante o candidato entrar no Portal SENAI, ler o edital que contém os requisitos e efetivar a matrícula. Nesta edição são oferecidos cursos que contemplam diversas áreas, como mecânica, eletrotécnica, tecnologia da informação (TI), refrigeração, panificação, vestuário, entre outros e que são escolhidos para a comunidade conforme o perfil de demanda das indústrias rondonienses.


O SENAI-RO oferta as modalidades presencial e ensino à distância (EAD). “No entanto, em determinado momento do curso, para quem optar pelo EAD, os alunos necessitarão fazer aulas práticas. Para isso, disponibilizamos nossos laboratórios nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Jaru, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena”, explica Jair Coelho, informando ainda que todo o cronograma das aulas práticas é divulgado com bastante antecedência, para que o aluno possa se organizar e se deslocar até a unidade mais próxima da sua cidade.


No portal do SENAI também estão disponíveis os editais que devem ser observados na hora do preenchimento das vagas.  Mais informações também através do whatsapp 0800.647-3551. 


Mais notícias

SENAI-RO inicia consultorias pelo Programa Brasil Mais Produtivo

Novo Brasil Mais Produtivo é lançado na FIERO e promete revolucionar a produtividade das micro, pequenas e médias indústrias

Aprovado projeto do SENAI-RO e SEDEC para desenvolver cadeia produtiva de H2V

SENAI-RO abre vagas para contratação de instrutores