SENAI de Ariquemes leva alunos de Técnico de Edificações para visita técnica em uma construção
Turma do curso técnico de Segurança do Trabalho do SENAI de Ariquemes visita indústria local
A atividade extracurricular, com a participação de alunos do curso técnico de Segurança do Trabalho, da unidade SENAI de Ariquemes, foi realizada na empresa ERSA Estanho de Rondônia S.A, indústria metalurgia local. A visita técnica, coordenada pelos professores e técnicos de Segurança do Trabalho, Frank Antelo da Silva e Givaldo José Rodrigues, proporcionou conhecimento prático referente às disciplinas ofertadas na aprendizagem.
A visita foi idealizada para fomentar ainda mais o aprendizado e levar aos alunos o conhecimento prático das atividades desenvolvidas em sala de aula nas disciplinas: ciências aplicadas, gestão de auditorias em Saúde e Segurança do Trabalho, assessoria e consultoria em Saúde e Segurança e Meio Ambiente no trabalho, comunicação e informação e rotina de Segurança e Saúde do Trabalho.
De acordo com Antelo e Rodrigues, durante a visita técnica, eles e os alunos foram acompanhados pelo técnico de Segurança do Trabalho da empresa, que falou dos riscos inerentes à atividade, da importância do uso correto de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs).
“Depois, seguimos para o local dos fornos de fundição do minério no momento de “Sangria”, etapa na qual o minério em forma liquida é retirado do forno. Em seguida, chegou a vez de conhecer o processo de queima do estanho, o local onde o minério é derretido novamente para ser purificado, e continuar o processo até sua finalidade final”, explicou Antelo.
Após essa etapa, ressaltou o professor Rodrigues, a equipe foi direcionada até o local onde o minério em forma de rocha é moído, separado e segue para o local onde será encaminhado para o forno que será derretido. “Para finalizar a visita, passamos ao setor de filtragem dos gases e vapores que faz o tratamento do ar antes de ser dispensado na atmosfera”, disse.
A gerente da unidade SENAI de Ariquemes, Ângela Candelório Bim, afirmou que a atividade prática é de extrema importância para a aprendizagem significativa do aluno, e já desperta os vários campos de atuação do seu trabalho de formação profissional.
Ângela fez questão de parabenizar a iniciativa dos professores Frank Antelo da Silva e Givaldo José Rodrigues, que são profissionais altamente qualificados. “O primeiro também é especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Engenharia de Combate a Incêndio e Pânico. Já o segundo, atua como técnico em Eletrotécnica e tem graduação em Tecnologia em Segurança do Trabalho. Portanto, os nossos alunos estão em mãos excelentes”, finalizou.
Mais notícias
SENAI de Ji-Paraná realiza ações práticas para turma de Técnico em Edificações
Live do SENAI-RO anuncia cursos gratuitos para a comunidade
SENAI CETEM inicia nova turma do Programa Soldado Cidadão