IMPRENSA
10 de November de 2023 - 11h55

A- A A+

Militares da Aeronáutica visitam unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa e elogiam instalações

A unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, de Porto Velho, recebeu para uma visita técnica e de prospecção, uma comitiva de militares da Força Aérea Brasileira (FAB), tendo à frente o comandante coronel de Infantaria David Sabino Pereira, responsável nacionalmente pelo programa Soldado Cidadão.

 

A comitiva também composta por oficiais da Base Aérea de Porto Velho, conheceu os cursos ofertados e as instalações da escola, na oportunidade sendo acompanhados pelo gerente de Educação Básica SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Santiago, a gerente Juliane Loubach e a equipe de professores.

 

Segundo Jair Coelho, o comandante David falou sobre o futuro do programa Soldado Cidadão e o quanto a iniciativa tem sido transformadora. “O público-alvo são todos os militares que têm aqueles contratos de período de 8 anos, ou aquela parte que ao encerrar o período obrigatório, por exemplo, para que quando eles deixem a corporação, possam ter uma qualificação profissional e isso facilita a inserção no mercado de trabalho, ou mercado de trabalho formal, ou autônomo, ou até como microempreendedor”, afirmou.

 

Coelho ressaltou que “percorremos todas as instalações, madeira imobiliária, automotiva, refrigeração, alimentos, vestuário, todas as áreas industriais que a unidade viabiliza”.

 

Conforme o gerente de Educação “o coronel David Pereira demonstrou sua empolgação, pois gostou muito do que viu, inclusive, durante o percurso, das eloquentes e estratégicas explicações da Juliane. O militar garantiu seu empenho no sentido de em 2024, o programa retome sua trajetória e a consolidação de mais uma parceria com o SENAI de Rondônia”.

 

Outro ponto que chamou a atenção do comandante, ele foi apresentado a instrutores egressos do serviço militar, que participaram dos cursos e se qualificaram no SENAI, e hoje atuam nas diferentes áreas industriais que a instituição atua. Lá atrás, eles foram alunos e agora ensinam nas áreas da automotiva, elétrica, da refrigeração.

 

O oficial destacou a importância do SENAI nessa parceria, tanto para as Forças Armadas quanto para a sociedade brasileira, por colaborar com o ingresso dos jovens egressos do serviço militar no mercado de trabalho, em especial no setor industrial.

 

A chefe da Assessoria de Serviço Social da Base Aérea de Porto Velho, tenente Edilene, responsável por toda a parte da prospecção para cursos na capital, não poupou elogios à escola e a estrutura disponibilizada pela escola SENAI. “As apresentações foram magníficas assim como a maneira que nos receberam, realmente acolhedora. Acredito, que hoje semeamos uma semente para nosso projeto do ano que vem”, pontuou a oficial.

 

A gerente Juliane Loubach ressaltou que essa visita reitera a confiança da Forças Armadas na experiência e no trabalho do SENAI na formação de profissionais que buscam se qualificar, facilitando a empregabilidade ou até mesmo o empreendorismo.

 

Também participaram da visita os oficiais capitão Panke, os tenentes Nunes, Edir, o graduado master Carlos Silva, o sargento Salomão e o cabo Victor, todos da FAB.

 

Soldado Cidadão

 

Lançado em 2004 pelo Ministério de Emprego e Formação Profissional, em parceria com o Ministério da Defesa Nacional e instituições de ensino, o programa Soldado Cidadão visa oferecer qualificação profissional aos jovens que servem nas Forças Armadas e possibilitar melhores condições para o ingresso no mercado de trabalho após a desincorporação do serviço militar obrigatório.

 


Mais notícias

SENAI-RO inicia consultorias pelo Programa Brasil Mais Produtivo

SENAI-RO finaliza capacitação de instrutores para uso de Kits Didáticos da Indústria 4.0

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

SENAI de Ariquemes inicia curso Manutenção de Refrigeração no Vale do Anari