10 de November de 2023 - 15h20

Unidade do SENAI de Vilhena conclui curso em parceria com a SEDEC

A parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI) com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), resultou na conclusão de mais uma turma de Mecânico de Máquinas Industriais, coordenada pela unidade de Vilhena. Num total de 30 inscritos, 26 alunos receberam seu certificado de conclusão.

A solenidade de entrega dos certificados, que ocorreu na unidade do SESI, em Pimenta Bueno, contou com a presença das empresas Cairu, JBS, Lind'água e do Sistema Nacional de Emprego (SINE). Conforme Leite, este curso ocorreu em parceria com as unidades de Pimenta Bueno e de Cacoal.

Leite explicou que as aulas teóricas foram realizadas na escola do SESI de Pimenta Bueno, pois os alunos residem naquele município. Coube à unidade de Cacoal, contribuir na liberação do instrutor para ministrar o curso e disponibilização de material didático. “Nós de Vilhena, fomos os responsáveis pelo fechamento do contrato e demais trâmites burocráticos”, afirmou.

Com carga horária de 120 horas entre aulas teóricas e práticas, este curso foi escolhido para atender as necessidades de qualificar mão de obra para a região. De acordo com o gerente da unidade de Vilhena Silvio Leite, a pesquisa de mercado foi realizada pela SEDEC. “Eles fizeram um mapeamento para saber quais as áreas que existem carência e a partir daí propor os cursos a serem aplicados pelo SENAI”, informou.

Segundo Leite, a grande maioria dos alunos já atuam nas indústrias da região. “Mas todos os concluintes não trabalham especificamente no setor de manutenção e a intenção é conseguir alguma promoção dentro da empresa”, comentou o gerente da unidade de Vilhena. “Concluímos esse curso com muita satisfação e alegria. Por ser realizado dentro do município de Pimenta Bueno, tínhamos muitas limitações para a realização das aulas práticas, mas conseguimos encontrar na Ciclo Cairu, JBS e Lind’água grandes parceiros para vencermos esse desafio e entregar uma educação de qualidade para aqueles alunos”, completou Silvio Leite.