IMPRENSA
27 de February de 2024 - 11h47

A- A A+

SENAI Vai Até Você capacita 24 alunos de Urupá no curso de Operador de Caixa

A gerente da unidade SENAI de Ji-Paraná/Jaru, Cintia Aparecida, a coordenadora pedagógica Viviane Giupato e a instrutora Barbara Garcia estiveram no município de Urupá, onde o SENAI Vai Até Você iniciou em parceria com a Prefeitura e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o curso de Operador de Caixa, com carga horária de 60 horas, que conta com a participação de 24 alunos da comunidade.

 

De acordo com a instrutora Barbara Garcia, "a turma é composta por jovens em busca de uma formação profissional e esse curso irá agregar no currículo, pois eles vão desenvolver a capacidade de atuar profissionalmente, cumprindo os princípios de saúde e segurança do trabalho, ética e ter uma visão sistêmica de todos aspectos técnicos, sociais, econômicos, sustentáveis e tecnológico", disse.

 

Ainda conforme Barbara, os discentes possuem em seu plano de curso atividades teóricas e práticas. “As teóricas abordam temas como elevar a autoestima, perfil profissional do operador de caixa, ética e cidadania, trabalho em equipe. Já a parte prática envolve o preenchimento de documentos, como cheques, notas promissórias, manuseio de equipamentos eletrônicos de pagamento e reconhecimento de notas falsas, dentre outras.

 

Nycole Oliveira da Silva, 17, ressaltou que está gostando e teve as expectativas superadas. “Adquiri noções em documentos e o curso me dá experiência e me prepara para mercado de trabalho. Pretendo me capacitar e deixar currículo nas empresas e desta forma conquistar uma vaga no mercado de trabalho”, comentou.

 

Já Wallas Deivid de Jesus, 22, que também está gostando do curso, disse que está adquirindo novos conhecimentos. “Gostei da área e certamente vai me auxiliar no mercado de trabalho. Os cursos oferecidos pelo SENAI têm qualidade comprovada e essa capacitação no currículo significa um passo à frente como profissional”, afirmou.

 

A responsável pelo CRAS local, Nane Mendes, lembrou que “para nós é de fundamental relevância termos um curso desse em nosso município em parceria com o SENAI. Trazendo oportunidade de preparar um grupo de jovens e adultos para o mercado de trabalho. Eles têm a oportunidade de desenvolver habilidades na área de caixa e tesouraria, possibilitando a adição de conhecimentos, mediante as aulas teóricas e práticas”.

 

Para a coordenadora pedagógica Viviane Giupato, a missão do SENAI, não é apenas ofertar cursos para qualificar futuros profissionais, vai além, pois existe a preocupação social, voltado à cidadania com foco nas oportunidades no mercado de trabalho para as pessoas participantes do SENAI Vai Até você.

 

A gerente Cinta Aparecida ressaltou a importância da parceria do SENAI e as Prefeituras de Rondônia e os benefícios dos cursos disponibilizados à comunidade. “O SENAI Vai Até Você, foi montado com o objetivo de abrir oportunidades mediante a Secretaria de Assistência Social. A iniciativa visa promover a integração dos usuários da Assistência Social no mundo do trabalho, a partir da mobilização e encaminhamento para cursos, qualificação profissional e inclusão produtiva”, esclareceu.

 

 


Mais notícias

SENAI-RO inicia consultorias pelo Programa Brasil Mais Produtivo

SENAI-RO finaliza capacitação de instrutores para uso de Kits Didáticos da Indústria 4.0

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

SENAI de Ariquemes inicia curso Manutenção de Refrigeração no Vale do Anari