19 de July de 2024 - 14h22

SENAI-RO certifica 80 alunos do Programa Vencer

Novas possibilidades, mostrar habilidades e conhecimentos, expectativa, esperança e vencer. Essas foram as palavras que dominaram as falas e discursos durante a solenidade de certificação promovida pelas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Porto Velho (SENAI CEET e CETEM), dos cursos de Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica, Eletricista Industrial, Mecânico de Motocicletas, Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial e Marceneiro de Móveis Sob Medida, oriundas do Programa Vencer.

O evento ocorreu no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), ocorrido nesta quinta-feira, 18, com a presença de 80 alunos que foram certificados pelo SENAI-RO.

Discursaram e parabenizaram os formandos, os gerentes das unidades CEET, Juliane Loubach e Cleber Melo, do CETEM, além do gerente de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL, Jair Coelho, o coordenador do projeto pelo SENAI-RO, Edson Mugrave e a coordenadora estadual de Desenvolvimento Social da Secretaria de Assistência Social (SEAS), Alany Gomes da Silva.

Jair Coelho ressaltou que as parcerias, como essa feita entre o SENAI e com a SEAS, são sinônimo de oportunidades. “Todos vocês estão de parabéns, pois é uma vitória frente aos objetivos pretendidos por cada um de vocês”, disse. Enfatizou ainda que estudar é um dos maiores investimentos para galgar degraus tanto na vida profissional, quanto intelectual. “Vocês trilharam um caminho transformador, e estudar é um processo contínuos”, completou.

A oradora da turma de Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica, Luana Batista dos Santos, que representou dos demais formandos da unidade SENAI-CETEM, expressou em nome dos demais gratidão por todos os ensinamentos recebidos pelos instrutores do SENAI. “O empenho e apoio de cada um foram fundamentais para o nosso aprendizado. “O empenho e apoio de cada um foi fundamental para o nosso aprendizado. Agradecemos a oportunidade que nos concedeu a SEAS, que contribuirá com nosso crescimento e desenvolvimento”, afirmou.

O formando em Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial, Antônio Fernando Costa da Silva, foi o orador e discursou em nome dos demais concluintes da unidade SENAI CEET. Em breves palavras disse que a parceria do SENAI e SEAS não deu o peixe, mas ensinou a pescar “Estamos gratos pela oportunidade e saímos com conhecimentos para desenvolver nossas habilidades no mercado de trabalho, e quem sabe no empreendedorismo”, ressaltou.

As formandas dos cursos de Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial, Kelly de Oliveira Astrê e de Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica, Adriene Barbosa Passos, proferiram o juramento junto com seus colegas.

Oportunidades

Existem ofertas de cursos de qualificação pelo SENAI do Programa Vencer, uma parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS), com inscrições abertas. Os interessados devem acessar o portal do Rondônia Social para conferir as vagas disponíveis em todo o Estado. Entre os requisitos, ter idade mínima de 16 anos, cadastro no CadÚnico do Governo Federal e possuir renda per capita familiar de até um salário mínimo. Os alunos do Programa Vencer recebem auxílio de R$ 200 durante o curso, e ao concluir, têm direito a um kit profissionalizante para iniciar as novas atividades.