12 de August de 2024 - 14h37

Dois dias de Mundo SENAI mobiliza unidade de Vilhena

O Mundo SENAI na unidade de Vilhena, a programação ocorreu em dois dias, quinta e sexta-feira (8 e 9), com uma diversidade de eventos, sendo muitos deles voltados ao agronegócio, ponto forte da região sul do Estado. De acordo com a gerência da unidade, mais de 2.500 pessoas, entre estudantes, empresários, parceiros e comunidade, visitaram as instalações do SENAI para conferir o que foi preparado para esta edição.

A solenidade de abertura, no dia 8, foi prestigiada pelo vice-presidente de Assuntos Legislativos da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), conselheiro do SESI e conselheiro do Conselho Temático de Assuntos Legislativos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Marcondes Cerrutti, do conselheiro do SENAI, Edson Vander Cordeiro, Cristiane Helena Conceição de Arruda, do SEBRAE, e Ivan Medeiros, diretor de serviços da Nissey Máquinas e Sheila Alves Barreto de Freitas, da Masutti.

Entre parceiros, as empresas do Grupo Rovema (Scania), Indústria Gazin, FIMCA, Jhon Deeare e Masutti, Arroz Rical e Viveiro São Paulo, participaram ativamente do evento e levaram uma série de palestras que chamou a atenção dos visitantes. Dentre elas houve apresentação sobre “Controle de Inteligência Agrícola, pelo analista de planejamento e controle de produção Eduardo Felipe Tavares da Silva, da Agropecuária Masutti “Inteligência Artificial no Marketing Digital”, pela empresária da área de marketing e comunicação Leili Francisco, e “Agricultura de Precisão, por Diego Soares Martins, coordenador de agricultura de precisão e instrutor certificado do concessionário, da Nissey Maquinas Agrícolas.

No evento, os alunos e demais participantes fizeram uma visitação guiada aos laboratórios de Vestuário, eletricidade predial, industrial e alta tensão, mecânica de veículos leves agrícolas, segurança do trabalho, redes de computadores, usinagem, tornearia mecânica, automação industrial, refrigeração, informática e o espaço maker.

E, também, puderam conferir alguns projetos elaborados pelos alunos do SENAI, como: Hack de redes, clientes e servidor; Patinete elétrico; Micro usina de hidrogênio; Sensor de nível de caixa dágua; Gelatos; Smart 4.0, Arduino games; Robótica do SESI; Impressão 3D; Corte à laser, Máquinas distribuidora de componentes; Usinas de geração de energia; Evolução da iluminação; Identidade visual e Jovens edificadores.

O gerente da unidade de Vilhena Silvio Leite, afirmou que é sempre uma alegria receber os alunos das escolas da região durante o Mundo SENAI. “A cada ano, buscamos trazer novidades para mostras as inovações, novidades e o que o SENAI tem de melhor para oferecer à comunidade, e nesse ano preparamos uma série de atividades voltados para o agronegócio, mercado em constante crescimento na nossa região e que desperta cada vez mais a curiosidade sobre as novidades neste segmento”, disse.

De acordo com o aluno no ensino Médio do Colégio Tiradentes, Itallo Gomes da Silva, “poder participar do mundo SENAI foi muito importante para mim e entender um pouco melhor seu funcionamento e oportunidades que a instituição pode contribuir com a minha carreira profissional”, comentou

Já Daniel Coutinho, aluno do Novo Ensino Médio do SESI disse que a participação de demais parceiros agrega ao evento. “Foi algo que eu achei muito interessante, pois pude conferir o que elas oferecem de emprego para jovens aprendizes. Quero construir uma boa carreira profissional e acredito que em uma dessas empresas eu terei a possibilidade de construir meu futuro”, afirmou.

Jornalista: Andréa Machado Minuto