09 de August de 2024 - 17h37

Mundo SENAI de Ariquemes abre as portas para alunos, empresários e comunidade

O SENAI de Ariquemes se preparou para receber a comunidade, alunos das escolas municipais e estaduais, indústrias e empresas, com o objetivo de apresentar a instituição, suas tecnologias, cursos, trabalhos desenvolvidos e o corpo docente. O Mundo SENAI foi prestigiado por alunos da cidade, regiões vizinhas, empresários industriais e a comunidade em geral. O 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Paulo Jair Kreuz, também esteve presente no evento, que ocorreu no dia 8, das 13h30 às 17h30.

Paulo Kreuz destacou que o Mundo SENAI valoriza as melhores práticas da instituição. "O SENAI é um catalisador de novas tecnologias, sendo o primeiro a lançar produtos inovadores no mercado e o maior parceiro das indústrias, que encontram no SENAI arranjo produtivo e inovação," afirmou. O 1º vice-presidente ressaltou ainda que os egressos saem preparados para atuar na indústria. "O SENAI se preocupa tanto com o desenvolvimento profissional quanto com o lado humano das pessoas," observou.

Jhonatan Fonseca, aluno do 9º ano da escola Paulina Maffini, mencionou que esta foi sua primeira vez participando do evento. "Achei muito interessante, aprendi sobre as tecnologias no SENAI e atualmente estou fazendo o curso de operador de computador. Após concluir, espero poder fazer novos cursos e aprender novas técnicas no SENAI," comentou.

Manuely Dantas, da escola Jorge Luiz Moulaz, afirmou que participar do Mundo SENAI foi uma experiência única. "Foi uma oportunidade para conhecer os experimentos e entender como a instituição funciona. Participei de algumas palestras e gostei muito da parte de robótica. Pretendo estudar no SENAI no futuro," destacou.

Anderson Gasperi, representante das empresas e indústrias na cidade, comentou que o Mundo SENAI proporciona uma oportunidade para a comunidade conhecer todas as ofertas em qualificação profissional. "Eu mesmo tive a oportunidade de conferir as novidades. Ariquemes é privilegiada por ter uma escola do SENAI à disposição de seus moradores," celebrou. Gasperi foi um dos pioneiros na instalação do SENAI em 1999 no município, com a implantação do curso de tornearia mecânica. "Fico muito feliz e orgulhoso por participar desde o início e agradeço por ser sempre convidado a participar da história do SENAI," disse.

Cintia Alves, gerente da unidade de Ji-Paraná e que responde interinamente pela unidade de Ariquemes, afirmou que o evento é sempre motivo de orgulho para toda a equipe. "Ver a expressão dos nossos visitantes ao conhecerem o que oferecemos não tem preço. Eles saem daqui empolgados e com vontade de aprender na nossa instituição," enfatizou.

Alessandro da Silva, diretor-presidente da Associação Industrial e Comercial de Ariquemes (ACIA), participou do evento pela primeira vez e se disse impressionado com a capacidade do SENAI em trazer informação aos jovens, futuros empreendedores e técnicos. "Para quem ainda não conhece, vale muito a pena uma visita às instalações do SENAI," garantiu.

Tania Olinda, analista de projetos sociais da empresa Águas de Ariquemes – Aegea, que participa todos os anos do Mundo SENAI, parabenizou a comissão organizadora pelo sucesso do evento. "Nossa empresa sempre marca presença com o intuito de conscientizar os participantes sobre a importância do saneamento básico e também para mostrar as oportunidades que os jovens têm no mercado de trabalho," comentou.

Carla Viviane da Silva Nunes, coordenadora de Educação do SENAI de Ariquemes, expressou sua satisfação em receber a comunidade no Mundo SENAI. "Apresentamos o que nossos alunos aprendem ao longo dos cursos e as habilidades que são desenvolvidas pelos nossos instrutores. Agradeço a todos os envolvidos por fazerem deste evento um sucesso, proporcionando uma tarde de muito aprendizado e alegria no nosso Mundo SENAI," concluiu.

Jornalista: Andréa Machado Minuto