18 de September de 2024 - 08h48

SENAI-RO apresenta case de sucesso do Projeto Soldado Cidadão no RN

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI) esteve presente no III Simpósio do Projeto Soldado Cidadão (PSC) realizado no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), SENAI Natal - Rio Grande do Norte, realizado na última semana. O evento reuniu militares, autoridades locais e representantes do SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e outras empresas e instituições parceiras para um diálogo sobre boas práticas e experiências da educação profissional, qualificação de soldados e sua inserção no mercado de trabalho.

O gerente de unidade SENAI CETEM, Cleber Melo e consultora de negócios SESI, SENAI e IEL Marcilani Oliveira, junto com a empresa parceira do Projeto Soldado Cidadão em Porto Velho, ENERGISA, representada por Sabrina Amorim, foram os participantes rondonienses do Simpósio.

Na oportunidade, apresentaram aos presentes o case de sucesso da execução do projeto e formação profissional de 320 militares formados por meio do Projeto Soldado Cidadão, entre os anos de 2019 a 2024 em diversos cursos ofertados pelo SENAI, entre eles o de Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica em parceria com a ENERGISA-RO. Sendo que neste ano, o SENAI-RO foi homenageado pelo Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro  em reconhecimento à parceria de sucesso com a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, que se destacou e conquistou o título de melhor gestão do Projeto Soldado Cidadão da Região Norte pelo Comando Militar da Amazônia.

O Projeto Soldado Cidadão desenvolvido em Rondônia e apresentado no Simpósio foi um grande sucesso. Para Marcilani Oliveira, o evento serviu para destacar a troca de experiências e o fortalecimento da parceria com o Exército Brasileiro, Rede de Empresas e todos Sistema S que contribui para o crescimento e fortalecimento do projeto em âmbito Nacional.

“A parceria entre o Exército e o SENAI tem sido fundamental para o sucesso do Projeto Soldado Cidadão. Ao oferecer cursos de qualificação profissional, o projeto contribui para a formação de cidadãos mais preparados para o mercado de trabalho e para a vida civil”, afirmou Marcilani.

Em sua apresentação, Cleber Melo, ressaltou que Projeto Soldado Cidadão oferece a oportunidade de qualificação em diversas áreas do conhecimento, como eletricidade, mecânica industrial, telecomunicações dentre outros.

Melo também explanou sobre o relato do coordenador nacional do Programa, coronel Paulo de Tarso, do quanto a iniciativa tem sido transformadora. “O público-alvo são todos os militares que possuem contratos com período de 8 anos, para aqueles que estão concluindo o serviço obrigatório, por exemplo, possam ter uma qualificação profissional, facilitando assim sua inserção no mercado de trabalho. O coronel também confirmou que em 2025 está programada uma visita técnica nas instalações das unidades do SENAI de Rondônia, no intuito de consolidar a parceria entre a instituição e as Forças Armadas”, afirmou.

Jornalista: Andréa Machado Minuto