10 de October de 2024 - 14h56

Parceria entre SENAI-RO e SINDIVEST atendem as necessidades da indústria em Cacoal

Os cursos de Costureiro Industrial, desenvolvidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) em parceria com o Sindicato das Indústrias do Vestuário (SINDIVEST) e as empresas Rosa Café e Bidu Brasil, em Cacoal, estão trazendo benefícios diretos ao setor, atendendo às demandas específicas das indústrias locais. Essa iniciativa destaca a importância da formação de mão de obra qualificada para o segmento de vestuário na região.

De acordo com Jair Coelho, gerente de educação básica e profissional do SESI SENAI e IEL, trata-se de um projeto piloto com características inovadoras. Nesta primeira etapa, duas turmas estão sendo realizadas diretamente nas fábricas, permitindo que os alunos conheçam de perto as rotinas de trabalho. Além disso, os cursos são customizados para atender às necessidades específicas das indústrias parceiras, garantindo uma formação sob medida para o setor.

Jair Coelho ressaltou que o setor de varejo têxtil e vestuário está em crescimento e possui grande potencial em Rondônia. "A oferta desses cursos diretamente nas fábricas reflete a missão do SENAI de formar profissionais qualificados, preparados para atender à crescente demanda do mercado local", explicou.

Cida Mourão, presidente do SINDIVEST, reforçou a importância dessa parceria estratégica. "A área de vestuário necessita de capacitações constantes, especialmente nesta época do ano, com o crescimento da demanda por moda e uniformes escolares. O setor está em franco crescimento, e o SENAI cumpre com excelência seu papel como formador de profissionais qualificados", destacou.

Com carga horária de 160 horas, os cursos são realizados de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, e proporcionam aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais, como operação de máquinas de costura industriais, técnicas de corte e costura, identificação de tecidos e suas características, além de aprimorar os processos de acabamento e segurança na indústria têxtil.

As inscrições estão abertas para candidatos a partir de 18 anos que tenham concluído o Ensino Fundamental II. Os interessados devem se dirigir à unidade do SENAI em Cacoal, localizada na rua José do Patrocínio, 4352, bairro Eldorado, portando documentos pessoais, comprovante de endereço e escolaridade.

Jornalista: Andréa Machado Minuto