11 de October de 2024 - 17h24

Pesquisa aponta 97 por cento de empregabilidade de egressos do SENAI-RO

Nova pesquisa realizada pelo Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) aponta que 97% dos egressos dos cursos técnicos do SENAI de Rondônia estão ativos no mercado de trabalho. Capitaneada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a sondagem tem o objetivo de acompanhar e estudar ações para a empregabilidade dos ex-alunos dos cursos do SENAI.

Conforme o diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, as pesquisas de egressos têm demonstrado, com fatos e dados, os diversos ganhos auferidos para a sociedade, com ascensão econômica das famílias dos ex-alunos e, por conseguinte, ganhos para as empresas/indústrias com elevação da oferta de profissionais qualificados e mais produtivos.

Santiago atribuiu esses resultados à visão estratégica do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé. “Há três anos, começamos a investir em plataformas digitais e kits didáticos para ofertar cursos no formato de Ensino à Distância (EAD), e que agora começam a dar resultados”, afirmou o diretor regional do SENAI-RO.

“A partir desta visão, aumentamos o volume de cursos EAD, nos trouxe também melhorias no modelo ensino/aprendizagem visto que preencheu ainda a lacuna de falta de profissionais da área de tecnologia. Hoje, temos professores de Rondônia, São Paulo, Santa Catarina e Goiás, o que resultou numa melhoria significativa”, reafirmou Santiago, citando ainda o ranking do Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP), em que o SENAI Rondônia figura no topo por três anos seguidos.

“Aumentamos a qualidade e por consequência a empregabilidade, e paralelo a isso melhoramos nossa capilaridade, pois estamos presentes em boa parte do estado, não nos restringindo apenas onde temos estrutura física do SENAI”, reforçou o diretor-regional do SENAI.

Parceria SENAI-SEDEC

Em recente pesquisa solicitada pelo SENAI-RO com relação aos índices de satisfação e empregabilidade junto aos egressos dos cursos de qualificação efetuados em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), a instituição obteve excelentes resultados.

Com relação à qualidade e satisfação com o curso, numa escala de 1 a 5, 74,8 avaliaram com a nota máxima. 16,3% classificaram na escala 4.

Quando referido à empregabilidade, 65,6% já estão empregados ou tem seu próprio empreendimento, sendo que no segmento de manutenção de ar condicionado, por exemplo, o número atinge os 100% entre empregados e empreendedores.

Na área de operação em empilhadeira, entre os dois quesitos, somam-se 90,5% dos egressos no mercado de trabalho. Outro destaque é para o segmento de mecânica e manutenção de refrigeração e climatização residencial, que possui 80% de empregabilidade. No setor de marceneiro de móveis, somam-se 78,6% entre empreendedores e empregados.

Jornalista: Andréa Machado Minuto