17 de October de 2024 - 09h56

SENAI-RO é parceiro em iniciativa de fomento à inovação e competitividade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), por meio da Gerência de Soluções em Tecnologia e Inovação, é um dos parceiros do Tecnova III, uma iniciativa do governo do Estado que visa incentivar a inovação nas empresas locais. Com um investimento total de mais de R$ 12 milhões, o programa destina recursos financeiros a projetos inovadores capazes de impulsionar o crescimento econômico e a competitividade de Rondônia.

O Tecnova III é gerido pela Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa (FAPERO) e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), e conta com a colaboração do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

O lançamento do edital, realizado na última semana, representa um avanço significativo para o fortalecimento da inovação no estado. O evento contou com a presença do superintendente da FIERO, Gilberto Baptista, que representou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, do gerente de STI do SENAI, José Rafael Lopes, do vice-governador e secretário da SEDEC, Sérgio Gonçalves e de representantes de instituições relevantes para o desenvolvimento tecnológico e empresarial. Juntos, eles assinaram o documento que formaliza o início do programa.

O objetivo do Tecnova III é apoiar pequenas e médias empresas em setores estratégicos, como agronegócio, tecnologia da informação e biotecnologia. José Rafael enfatizou a importância de parcerias entre o SENAI e as empresas locais para o sucesso dos projetos de inovação. “Este edital representa uma oportunidade valiosa para as empresas de Rondônia desenvolverem soluções inovadoras, contribuindo para o crescimento sustentável do estado. Além disso, elas podem contar com o SENAI para apoio na elaboração de seus projetos”, afirmou.

O superintendente da FIERO destacou a relevância do programa, ressaltando que o Tecnova III é uma continuidade dos esforços para fortalecer a indústria de Rondônia por meio de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

As inscrições já estão abertas e o formulário de envio de propostas, assim como o Edital do Programa, estão disponíveis na página da FAPERO, no Portal do Governo de Rondônia. Empresários interessados devem apresentar projetos alinhados com as áreas prioritárias definidas pelo programa, e as industrias podem contar com a FIERO e SENAI no apoio à submissão e execução dos projetos de inovação.

Jornalista: Andréa Machado Minuto