IMPRENSA
10 de April de 2025 - 11h06

A- A A+

Alunos de Redes de Computadores do SESI e SENAI de Porto Velho praticam conhecimentos em crimpagem

Os estudantes do Novo Ensino Médio (NEM) do curso de Redes de Computadores da unidade do SESI e SENAI de Porto Velho participaram de uma atividade prática essencial para o entendimento da infraestrutura de redes: a crimpagem de cabos de rede. Na aula, os alunos colocaram em prática os conhecimentos teóricos aprendidos em sala, montando cabos com conectores RJ-45, fundamentais para a criação de conexões em redes locais. Esse conteúdo é fundamental e serve de preparação para o Sistema de Avaliação do Ensino Profissional (SAEP), do SENAI.


Conforme o professor Vivaldo de Albuquerque Pinto, neste exercício os alunos aprenderam sobre os diferentes tipos de cabos, como o cabo de par trançado, e a importância da correta disposição dos fios dentro dos conectores. “O foco foi garantir que os alunos entendessem a relação entre a crimpagem e o funcionamento da rede, permitindo-lhes visualizar como uma simples ação pode impactar diretamente a qualidade e a confiabilidade de uma conexão de rede”, explicou.


Vivaldo completa ressaltando que essa aula supera a simples execução técnica. “Ela permite que os alunos percebam a relevância do trabalho manual e a precisão necessária no dia a dia das redes de computadores. Além disso, o entendimento prático sobre a crimpagem de cabos fortalece a base para o aprendizado de configurações e manutenções mais complexas em redes, sendo um passo fundamental para a formação de profissionais competentes e preparados para os desafios da área de tecnologia”, afirmou.


A coordenadora de Educação da unidade, Vanessa Sousa, destacou a relevância da atividade para o desenvolvimento técnico dos alunos para as provas do SAEP. “Essa atividade prática é essencial para o exame, momento em que os alunos passam por uma prova de conhecimento técnico e a aplicação de boas práticas. Ao realizar o procedimento corretamente, eles exercitam habilidades frequentemente exigidas no mercado de trabalho, como atenção aos detalhes, capacidade de resolução de problemas e o domínio das ferramentas utilizadas”, ressaltou.


A aluna Amanda Gabriely Reis Bezerra, destacou que a aula prática aula tem muita relevância para as provas do SAEP. “Ela é fundamental para o nosso aprendizado e desenvolvimento, especialmente no itinerário de Técnico em Redes. Estamos aprendendo conceitos importantes, fundamentais para o nosso futuro profissional. Cada aula é uma oportunidade para nós aprimorarmos os ensinamentos do professor Vivaldo e toda a coordenação que trabalham conosco, e sou grata por fazer parte dessa turma”, ponderou.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Alunos do SENAI de Ariquemes vivenciam processos da Indústria 4.0

CEET de Porto Velho capacita instrutores para o SAGA SENAI

Recém-formada pelo SENAI-RO já garante vaga no mercado de trabalho

SENAI-RO se destaca entre os melhores no Programa de Eficiência de Gestão