IMPRENSA
04 de July de 2025 - 14h47

A- A A+

Troca de conhecimentos sobre bancada Smart 4.0 envolve Instrutores do SENAI de Ji-Paraná

Para o fortalecimento das práticas educacionais alinhadas à Indústria 4.0, instrutores do SENAI de Ji-Paraná participaram de uma ação técnica voltada à operação e ao entendimento da bancada Smart 4.0. O encontro marcou o início das atividades práticas com o equipamento, consolidando um novo ciclo de aprendizado aplicado à realidade da indústria moderna.


O objetivo principal da atividade foi promover uma troca de conhecimentos entre os profissionais da instituição, focando no aprimoramento técnico e na integração de novas tecnologias ao ensino. Durante a reunião, foram explorados recursos como os controladores lógicos programáveis (CLPs) das séries S7-1500 e S7-1200, utilizando o software TIA Portal.


Os instrutores também tiveram contato com a criação de interfaces homem-máquina (IHMs), recurso essencial para a interação eficaz entre operadores e máquinas na indústria. Além de revisarem fundamentos da automação industrial, como pneumática, sensores e atuadores, redes industriais e conceitos introdutórios de robótica. O encontro contou ainda com uma introdução ao software de programação dos robôs colaborativos da Universal Robots (UR), ampliando a finalidade das tecnologias abordadas.


Segundo o instrutor Anderson Felix, essa troca de conhecimento sobre a bancada Smart 4.0 é uma ferramenta importante para consolidar a inovação na região. “Nosso objetivo é adequar permanentemente as práticas de ensino às demandas da indústria local. A bancada Smart 4.0 é uma ferramenta estratégica para integrar inovação ao processo educacional e preparar nossos estudantes para os desafios concretos do ambiente produtivo”, destacou.


Para o instrutor Wanderson Maikon, participante do encontro, conhecer profundamente as funcionalidades da bancada Smart 4.0 é essencial para o futuro da educação técnica local. “Com esse conhecimento, podemos implementar processos educativos inovadores, capacitando nossos alunos para atuar de forma competitiva e à frente das exigências da indústria 4.0 em nossa região”, informou.


A gerente da unidade, Cintia Alves, ressaltou que a capacitação e o envolvimento direto dos instrutores e da equipe técnica do SENAI Ji-Paraná no aprofundamento do uso da bancada Smart 4.0, consolidará a aplicação prática de tecnologias industriais em sala de aula na preparação dos alunos para ambientes de produção cada vez mais automatizados.

Redação: estagiária Débora Costa da Silva

Supervisão: jornalista Andréa Machado Minuto


Mais notícias

SENAI de Ariquemes organiza visita técnica no Dia de Campo da Bovinocultura Leiteira

SENAI DR-RO presente em Encontro do SAGE Norte e Nordeste no Ceará

SENAI-RO apresenta metodologia BIM em evento do CAU em Porto Velho

Parceria garante ao SENAI de Cacoal kits para aulas voltadas à Indústria 4.0