IEL-RO presente no Projeto IEL de Talentos no Ceará
Conheça a SARA, assistente virtual da FIERO, SESI, SENAI e IEL
Aderindo às tendências de comunicação mais ágil
e eficiência, A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e seus
braços operacionais, SESI, SENAI e IEL disponibilizarão atendimentos via
assistente virtual através do canal do Whatsapp. A SARA será a responsável
pelos atendimentos via chatbot, e com ela espera-se potencializar novos
negócios e oportunidades no mercado com as indústrias e pessoas físicas.
Estudada pela equipe da coordenação de Relações
com Mercado da instituição, a SARA realizará atendimentos automatizados por
meio do WhatsApp. De acordo com a coordenadora Juliana Mascarenhas, quando um
chatbot se apresenta ele ganha vida para o usuário. A escolha de um nome
feminino também foi levada em consideração. “Fizemos uma pesquisa e verificamos
que as pessoas preferem ser atendidas por mulheres. Daí, nasceu a SARA”,
explicou Juliana.
O canal via WhatsApp foi eleito para abrigar o
chatbot da instituição, pois atualmente é a rede social mais utilizada no
Brasil, com mais de 165 milhões de usuários, de acordo com o
último Relatório de Visão Geral Global Digital 2022 publicado em parceria com a
We Are Social (agência criativa especializada em redes sociais) e Hootsuite, (plataforma
de gestão de redes sociais).
A coordenadora de Relações com o Mercado
enfatizou que a SARA veio para revolucionar a forma de criar oportunidades e
realizar o relacionamento instantâneo para as marcas FIERO, SESI, SENAI e IEL
em Rondônia. “Podemos citar um exemplo. Quem mandar mensagem procurando cursos
no SENAI, vai receber todas informações, sendo possível realizar sua
pré-matrícula pelo WhatsApp, sem a necessidade de atendimento humano”,
ressaltou
“Ainda sobre os atendimentos virtuais, é
possível receber informações de consultas médicas na clínica do SESI, e para
quem procura por estágios no IEL também terá sua demanda respondida pela SARA”,
acrescentou Juliana.
Conforme a coordenação de Relações com o Mercado,
todo o processo da conversa via assistente virtual, é pautada na legalidade da
Lei nº 13.709/2018 que trata da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
“Assim que o usuário acessa a SARA, imediatamente vem a pergunta se ele aceita
as condições legais, e ao aceitar, a conversa passa para a nova etapa, que é a
indicação da casa que ele necessita informações”, afirmou.
Como a implantação do atendimento via chatbot
está em fase inicial, ele ainda passará por diversas mudanças de adequação de
acordo com as respostas dos clientes. “Isso vai alimentar nosso banco de
perguntas, aumentando a quantidade de respostas agilizando assim, todos os
atendimentos por essa ferramenta”, ponderou Juliana Mascarenhas.
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