IMPRENSA
17 de September de 2021 - 12h25

A- A A+

Empresa rondoniense integra iniciativa Brasil Mais parceria executada pelo SENAI-RO

Em Porto Velho, a Porto Limpo é uma das empresas beneficiadas pela mentoria Lean desenvolvida por consultores da área de Serviços de Tecnologia e Inovação (STI) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), cujo objetivo é proporcionar as empresas participantes do Programa Mais Brasil, reduzir desperdícios, obter ganhos de produtividade e transferir conhecimento para até cinco colaboradores, por meio das técnicas de baixo custo e de rápida implementação da Produção Enxuta (Lean Manufacturing).

Os diferenciais da Mentoria Lean são a aprendizagem de conceitos básicos por ensino à distância; a aprendizagem coletiva com teoria e prática para potencializar a gamificação dos conteúdos (do inglês gamification, é o uso de mecânicas e características de jogos para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais) e a implementação no chão-de-fábrica das ferramentas de melhoria dos processos produtivos aprendidas sob orientação presencial de consultor especializado na empresa. 

Opinião do empresário

O empresário Carlos Danilo Aranha Alves, proprietário da empresa Porto Limpo, não poupou elogios aos serviços realizados pela equipe do SENAI-RO. “O Brasil Mais do SENAI trouxe para a nossa empresa uma nova mentalidade no sentido de entender a importância da organização, da padronização e até mesmo a necessidade da produtividade”, disse. 

Alves acrescenta que “como gestor, posso afirmar que uma das maiores percepções de melhorias, foi justamente a mudança de mentalidade da equipe, que hoje está mais coesa, organizada e mais comprometida com o trabalho sem a necessidade da cobrança diária”.

A articuladora Rafaele Albino ressalta que o diferencial da metodologia desta fase é a transferência de conhecimento para funcionários da empresa atendida. Além de receber 16 horas de consultoria e obter ganhos de produtividade, o empresário ainda pode selecionar até três colaboradores para receber 48 horas de aperfeiçoamento profissional com certificação. 

“Esses colaboradores aprenderam sobre conceitos do lean manufacturing, ferramentas e estarão capacitados para dar continuidade às ações realizadas durante a consultoria”, garantem as mentoras locais do Brasil Mais SENAI, Lissandra Fernandes e Sandra Dutra. 

O coordenador de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI-RO, José Rafael Lopes destaca a importância do programa para a empresas. “A produtividade das indústrias brasileiras é baixa. Segundo estudos quatro trabalhadores brasileiros são necessários para atingir a mesma produtividade de um norte-americano, portanto para as empresas nacionais sobreviverem em um ambiente competitivo e em transformação é fundamental aumentar a produtividade. É exatamente esta o objetivo do Brasil Mais Senai também em Rondônia”. 

Brasil Mais 

O Brasil Mais é uma iniciativa do Governo Federal que visa aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto. O programa coordenado pelo Ministério da Economia, com gestão operacional da Agência Brasileira de Desenvolvimento e execução do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), oferece para micro, pequenas e médias empresas soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios. 





Mais notícias

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0

Analista do DR-RO participa de capacitação em energia renovável

SENAI-RO oferece consultorias para indústrias locais mediante o programa Brasil Mais Produtivo