10 de May de 2024 - 12h04

Projeto Connect Sol do SENAI-RO segue mais uma etapa de desenvolvimento

O Connect Sol (Sistema Integrado SIGFI Automatizado Fotovoltaico) projeto desenvolvido há um ano e realizado sob a coordenação da analista de Educação Luana Carine Borges de Souza, da CEBEP, em parceria com a unidade SENAI CETEM, faz parte das iniciativas integradas ao Profissionais do Futuro, que conta com aporte do Núcleo de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da empresa alemã Agência de Cooperação Brasil (GIZ) que atuam na vertente de Bioeconomia, Energias Renováveis e economia circular.

Para apresentar mais uma etapa do projeto, a de elaboração de planos de trabalho e mentoria, Luana Carine, representará o DR-RO, ao participar de 22 a 24 de maio, da capacitação de tecnologias digitais aplicadas a Economia Circular, que ocorrerá na cidade de Belém, no prédio da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).

“Participei de capacitações em Tecnologias Digitais para Bioeconomia em Manaus, Tecnologias Digitais para Energia Renovável em Minas Gerais e a próxima acontece em Belém com o tema Tecnologias Digitais para Economia Circular”, comentou a analista. “Participamos junto com SENAI FATEC - MT, IFMG - Ibirité, SENAI SINOP - MT, SENAI - PA demonstrando a amplitude nacional do projeto do SENAI-RO, são cinco instituições de ensino trabalhando para a digitalização na educação, que além do foco na preservação do meio ambiente, é inclusivo, pois vai beneficiar comunidades que precisam de energia. A ideia é instalar placas solares em comunidades isoladas ou ribeirinhas e diminuir o uso do combustível a diesel”, explicou.

A proposta base, relatou Luana, é o desenvolvimento de uma solução baseada em sistemas de energia solar fotovoltaica, que atendam comunidades, clientes e ou “instalações isoladas” não conectados à rede elétrica convencional de distribuição. A solução deve atender requisitos tais como: desempenho e funcionalidade semelhantes aos sistemas integrados em rede, propiciando o monitoramento e gerenciamento remotos, além de uma maior eficiência quanto a sua autonomia.

“Destaco ainda a aplicação direta baseada em sistemas automatizados versão 4.0. O que transmite modernidade e avanço tecnológico”, afirmou. “Essa abordagem se destaca aos Sistemas Isolados de Geração de Energia com Fontes Intermitentes (SIGFI), que, quando associados a sistemas seguidores solares, tecnicamente conhecidos como Trackers, compõem uma assertiva solução. O alinhamento dessas abordagens para o atendimento de sistemas isolados, elevará o propósito do projeto na busca pela viabilidade de soluções tecnológicas, sustentáveis, que promovam melhoria na qualidade de vida dos cidadãos e de comunidades isoladas, criando assim efetivas condições para o desenvolvimento de uma economia verde e circular”.

No ponto de vista do gerente de Educação Jair Coelho o SENAI está sempre na fronteira do conhecimento. “Então esse projeto, que une o Brasil por meio de quatro unidades federativas, para que apresentem projetos de Competências digitais para a Economia Verde no Brasil. Voltados para o cuidado com meio ambiente, e o SENAI está inserido em tudo aquilo que tem esse toque de vanguarda ou portador de futuro. Fazemos parte deste programa nacional, cujo foco é a chamada economia verde, e os nossos professores criaram um projeto chamado Connect Sol, com o objetivo de usar energia solar, para levar bem-estar para os rincões do Brasil, ou seja, aquele lugar onde é difícil ainda chegarem redes elétricas, a energia convencional”.

A iniciativa, conforme Coelho, vai possibilitar, esteja onde estiver a residência de uma família, por mais simples, possa ter, de alguma forma, uma quantidade de energia em seu benefício e melhora da qualidade de vida. Importante também lembrar o seu foco social.

“Empreendemos esse projeto aceito pela comissão da GIZ, que é uma agência alemã de fomento, inclusive agora o setor aqui do próprio SENAI, de STI, da parte de tecnologia que estuda melhorias para apresentá-lo na região amazônica, mediante a Suframa ou algum outro órgão que possa vir a financiá-lo visando uma escala ainda maior. O Connect Sol representa a tecnologia, a consciência profissional, a educação ambiental, representa o SENAI dentro da pauta do mundo, da qual a transição energética faz parte”, finalizou Coelho.