20 de October de 2022 - 12h35

Departamento Regional de Rondônia divulga programação de suas unidades para o evento Mundo SENAI 2022

A contagem regressiva para Mundo SENAI 2022 já começou nas unidades do SENAI em Rondônia. As equipes estão a pleno vapor e dedicação integral para dar os retoques finais nas respectivas programações. O evento presencial acontece dia 9 de novembro simultaneamente em escolas do SENAI dos 26 Departamentos Regionais e mais o Distrito Federal.

Em Rondônia serão realizadas atividades nas unidades SENAI de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena, onde a programação local acontece de 8 a 10 de novembro. As atividades presenciais acontecerão somente no dia 9. A programação contará ainda com atividades online, dentro de uma plataforma desenvolvida pelo SENAI-DN nos três dias.

As inscrições podem ser feitas acessando o link - Mundo SENAI 2022 (office.com)

Atividades sobre mercado de trabalho, palestras, oficinas, workshops, apresentações, mostras e visitações fazem parte da programação do Mundo SENAI, que oportuniza para o público ficar por dentro das novidades do mercado de trabalho, conhecer um pouco mais do SENAI e descobrir todos os cursos disponíveis para este ano e em 2023. Cada unidade conta com sua programação e horários específicos.

SENAI CEET – Porto Velho

A unidade vai realizar oficinas, mostras, palestras e visitações especialmente preparadas para a edição 2022 do Mundo SENAI. A programação inicia às 14 e vai até às 20 horas, com atividades presenciais e online.

Neste dia a unidade apresenta as oficinas Confeitaria Lucrativa; a 2ª Edição Mecânica Básica para Mulheres; Crepagem para roupas finas; Primeiros Socorros; pequenos reparos domésticos. Tem ainda a Mostra Projeto Elevador com Arduíno por alunos da 1ª série Novo Ensino Médio (NEM) e Projeto Redes de Computadores (alunos da 3ª série NEM) e apresentação Painel cursos disponíveis. A programação conta ainda com as palestras Eficiência Energética e Gestão de Frota Visitações e ainda as apresentações dos laboratórios de Mecânica Automotiva e laboratório de motores FIAT.

Unidade SENAI CETEM – Porto Velho

O CETEM vai apresentar as oficinas Demonstração Braço robótico; Acionamento Subestação; Kit didático solar. Serão realizadas visitações, como o tour guiado pelo laboratório da Mecânica. A exposição das impressoras no Laboratório Maker e ainda a exposição de empresas e apresentação dos cursos de aprendizagem 2023.1. O público visitante não vai perder a demonstração de segurança em serviços em distribuição de energia. Todas estas atividades serão presenciais.

Unidade SENAI Ariquemes

Em Ariquemes, para começar os trabalhos, a equipe preparou uma palestra de acolhimento para dar boas-vindas aos visitantes. Como parte da programação a unidade vai realizar demonstrações como o Processo de Produção Automatizado e apresentação das indústrias parceiras com os jovens aprendizes; apresentação dos trabalhos finais do curso Técnico em Eletrotécnica EAD 2021 e maquetes do Curso Técnico em Eletroeletrônica. Demonstração dos equipamentos de Medição e a importância do TST na indústria. Tem ainda a Programação residencial; apresentação das indústrias parceiras com os jovens aprendizes; dicas importantes de manutenção de Mecânico de Motocicletas; apresentação das peças confeccionadas pelas alunas de Corte e Costura e Serviços que o SESI disponibiliza para as empresas e para a comunidade.

Unidade SENAI Cacoal

A equipe vai ministrar as oficinas Como você utiliza os recursos tecnológicos? Informática Básica: criação e gerenciamento de e-mail; elaboração de currículo /Como se comportar em uma entrevista de emprego. Os profissionais do SENAI também vão realizar o Workshop: Robótica educacional e suas aplicações dentro da indústria; o Workshop: Instalações elétricas de residências: a evolução da automação residencial por meio de sensores e os campos de utilização e operacionalização de Drones. Tem as palestras com os temas A importância do Técnico em Segurança do Trabalho dentro do Mercado de Trabalho; Mercado de Trabalho: a importância da formação técnica para empregabilidade. Todos são eventos presenciais.

Unidade SENAI Vilhena

A programação conta com as oficinas Currículo | Início de Carreira; Modelagem Convencional Plana; Fusão de Fibra Óptica; Indústria 4.0; Apresentação Energia GTD; Apresentação de projetos de energia. O Workshop Laboratório Técnicas do Vestuário e as palestras Novas tecnologias na linha de Veículos Pesados e Eficiência energética integram a programação. Todos presenciais.

SENAI Ji-Paraná

Os visitantes nesta unidade terão, por exemplo, a demonstração do Braço Robótico e suas funcionalidades; Programação dos Legos e suas funcionalidades; Impressão de objetos 3D e suas funcionalidades; Demonstração do Operador de Drone; Oficina para demonstração da metodologia de controle de qualidade de asfalto e concreto; realidade Aumentada com os óculos 3D; Programação de Jogos; Oficinas de Produção de Hambúrgueres e Oficinas de Produção de Sorvetes Práticas de Fabricação e manipulação de  Alimentos; Ginástica Laboral e Aferição, massagem, Bioimpedância e orientações sobre a saúde física e dentre outros.