25 de October de 2022 - 11h15

Departamento Regional do SENAI Rondônia realiza consultorias do Programa Inova Moda Digital

O Projeto Inova Moda Digital, é fruto de uma parceria do Departamento Nacional e o Sebrae Nacional, para atendimento a micro e pequenas empresas de moda e confecção de todo o Brasil. A iniciativa é gerida pelo Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT) e operacionalizado pelos Departamentos Regionais do SENAI.

Em Rondônia, de acordo com a consultora do SENAI-RO, Lissandra Souza, foram pactuadas quatro turmas, sendo três para assessoria em Lean Manufacturing e uma para Lean Design. “Este é um modelo diferenciado e o conteúdo especializado, fortalecerá a cadeia de confecção e moda brasileira, com ações focadas em produtividade para as empresas locais mediante ações de consultorias gratuitas para o cliente."

“O objetivo é auxiliar a empresa de vestuário/confecção a ter mais foco em aumento de produtividade usando como base os princípios e práticas da filosofia Lean Manufacturing (processos produtivos) e Lean Design (processos de desenvolvimento de produtos), primando pela otimização de recursos, evitando falhas e um maior foco no público”, explicou Lissandra.

A consultora ressaltou a importância de iniciativas como essa para quem já empreende na área de moda. “É algo em que todos tendem a ganhar e beneficia a indústria e a economia. As consultorias são gratuitas e tem como foco atendimento a grupo de empresas, em formato híbrido, incluindo visita da equipe técnica do SENAI e momentos online, com ações comuns para as empresas. Palestras ministradas pelo SENAI CETIQT sobre tendências também fazem parte do programa”.

Segundo o gerente de Serviços em Tecnologia e Inovação do SENAI-RO, José Rafael Lopes, “Rodamos dois pilotos, para identificar melhorias na execução das turmas, e aproximar cada vez mais das reais necessidades do público”, comentou.

Ainda conforme Rafael, a primeira turma ocorreu no primeiro semestre deste ano e foi regional, tendo como participantes empresas de Porto Velho, Ariquemes, Cacoal e Vilhena. Aconteceu no formato híbrido com mentorias online para os momentos coletivos e aplicação prática presencial nas empresas com um representante do SENAI.

“Atualmente estamos rodando o segundo piloto, com uma turma 100% em Porto Velho e presencial, liderada pela unidade SENAI CEET, sob a gerência da Fabiana Amaral, que está apoiando integralmente o Programa. Neste segundo caso, é realizar todo momento coletivo demonstrando o processo dentro do laboratório de confecção na unidade”, comentou o coordenador.

Filosofia Lean

O principal objetivo da filosofia Lean (nascida no Japão em 1950 e se ocidentalizou na década de 1980), é a criação de valor com o mínimo de recursos possível. Dessa maneira, a empresa pode compreender o que é realmente importante para o cliente e para o mercado. Com essa visão a empresa pode concentrar seus esforços em atender o cliente de forma adequada e contínua. O Sistema Lean não irá somente tornar a empresa mais enxuta, mas também irá torná-la mais flexível e mais responsiva por meio da redução dos desperdícios.

Lean Manufacturing

Filosofia de gestão que visa eliminar os desperdícios e principalmente aumentar eficiência e qualidade fabril. Conhecido também pelo termo “Produção Enxuta”, utiliza os conceitos para diminuir os tempos de ciclo e custo de materiais aumentando a competitividade do negócio de maneira significativa.

Lean Design

Com base nos princípios do Lean Manufacturing, também consiste na aplicação de técnicas que visam a diminuição de desperdícios nos processos, no entanto, seu diferencial tem como alvo, o desenvolvimento de coleções mais enxutas, com base na ótica de valor do ponto de vista do cliente.