11 de November de 2022 - 09h59

Mundo SENAI atrai alunos de diversos colégios da rede pública em todo o Estado

Milhares de estudantes de escolas públicas tiveram a oportunidade de conhecer as dependências das unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), durante o Mundo SENAI, - evento realizado simultaneamente nos 26 estados e no Distrito Federal, permite aos jovens conhecer as oportunidades de trabalho e opções de formação profissional oferecidas pela entidade.

No Departamento Regional de Rondônia, as atividades aconteceram nas unidades SENAI em Porto Velho, (CEET e CETEM), Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena.

CEET

Nesta unidade os visitantes, tiveram a oportunidade de conhecer os diversos espaços e laboratórios, entre eles de móveis e mobiliários, panificação, mecânica e vestuário. Os alunos dos diversos colégios que visitaram a unidade também assistiram uma demonstração de elevadores com arduino feitos de papelão, uma aula de produção de cupcakes e exposição de trabalhos de estilismo.

A aluna Naiara Gabrielly do 3° ano do Ensino Médio, do colégio 4 de Janeiro disse que a proposta do evento é muito interessante, principalmente para os jovens que ainda estão indecisos sobre que profissão seguir, e que o evento pode abrir portas para novas opções.

CETEM

Já no SENAI CETEM, foi apresentado o Centro de Usinagem, espaço utilizado para usinagens de peças através de comandos numéricos, sem a intervenção direta/braçal do ser humano. O braço robótico vem com a ideia de você conseguir operar ferramentas, realizar processos e atividades onde antes você tinha um ser humano exposto ao perigo, visando a segurança de quem trabalhava com algum equipamento, agora é possível ter um braço robótico operando. Na parte de eletrotécnica foi apresentada uma subestação e o SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas).

O curso de eletromecânica apresentou e fez demonstrações do equipamento Route CNC. O curso de distribuição de redes apresentou uma oficina de EPIS, mostrando a importância de utilizar os equipamentos de forma correta, e simulando situações reais, de proteção ao funcionário e a quem está ao redor. Também mostrou a importância de aprender os atendimentos de primeiros socorros e combate a incêndios, apresentando a forma de uso dos diferentes tipos de extintor (água, CO2e pó químico).

Ariquemes

Na unidade do SENAI de Ariquemes, a programação contou com demonstrações do Processo de Produção Automatizado e apresentação das indústrias parceiras com os jovens aprendizes; apresentação dos trabalhos finais do curso Técnico em Eletrotécnica EAD 2021 e maquetes do Curso Técnico em Eletroeletrônica. Demonstração dos equipamentos de Medição e a importância do Técnico de Segurança do Trabalho (TST) na indústria. Teve ainda a Programação residencial, dicas importantes de manutenção de Mecânico de Motocicletas; apresentação das peças confeccionadas pelas alunas de Corte e Costura e Serviços que o SESI disponibiliza para as empresas e para a comunidade.

Ji-Paraná

No SENAI de Ji-Paraná, os visitantes conferiram a demonstração do Braço Robótico e suas funcionalidades, programação dos Legos e suas funcionalidades, impressão de objetos 3D e suas funcionalidades, demonstração do operador de drone, oficina para demonstração da metodologia de controle de qualidade de asfalto e concreto; realidade aumentada com os óculos 3D, programação de jogos; oficinas de produção de hambúrgueres e oficinas de produção de sorvetes práticas de fabricação e manipulação de alimentos; ginástica laboral, massagem, bioimpedância e orientações sobre a saúde física e dentre outros.

Cacoal

A equipe proferiu oficinas focadas na utilização dos recursos tecnológicos, como informática básica. Houve workshops sobre robótica educacional e suas aplicações dentro da indústria; instalações elétricas de residências: a evolução da automação residencial por meio de sensores e os campos de utilização e operacionalização de Drones.

Vilhena

A programação ocorreu na quarta e nesta quinta, com a presença de diversas escolas. Nos dois dias houve oficinas sobre Currículo I Início de Carreira, modelagem convencional plana, fusão de fibra óptica; indústria 4.0; apresentação de geração, transmissão e distribuição de energia (GTD). Além do workshop de Técnicas do Vestuário e as palestras Novas Tecnologias na Linha de Veículos Pesados e sobre Eficiência Energética