24 de November de 2022 - 09h46

Departamento Regional de Rondônia participa do 5° Workshop de Mentoria de Implantação do Observatório da Indústria

No último dia 21, representantes do Observatório da Indústria do Departamento Regional de Rondônia, Alexandre Tavares da Silva, Gessica Raissa Souza Zanettin; José Afonso Costa Pimentel e Sérgio Benedito dos Santos participaram, de forma presencial, de treinamento para a criação do plano de Ação de implantação do Observatório de Rondônia, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

Além da criação do plano de ação os representantes do DR-RO tiveram a oportunidade de conhecer toda a parte estrutural e os trabalhos desenvolvidos no Observatório Nacional da Indústria (ONI).

Conforme o coordenador do Escritório Executivo da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Alexandre Tavares, a criação do Observatório da Indústria do DR-RO, a partir de sua efetivação vai contribuir para o desenvolvimento industrial de Rondônia por meio da geração, uso e disseminação de conhecimento especializado. “Ao implantarmos, o sistema disponibilizará informações socioeconômicas, de mercado, tecnológicas e de comércio exterior, entre outros”, destacou.

Segundo Tavares o Observatório trará uma capacidade significativa de informações de interesse das casas SESI e SENAI que permitirão a atualização do portfólio de forma mais eficaz, e, consequentemente, melhoria nos resultados

A gerente de engenharia e infraestrutura, Gessica Zanettin completou citando que o Observatório da Indústria de Rondônia estará conectado com toda a rede de observatórios da Indústria Nacional, permitindo assim que tenhamos acesso a infinitas informações.

Já o analista de redes, Sergio Benedito citou que “O Observatório da Indústria de Rondônia por meio de estruturas inteligentes, algoritmos, dashboards, relatórios e indicadores, apresentará informações fundamentais para o fortalecimento da indústria local”, e mencionou o Observatório da Indústria do Ceará como referência nacional de qualidade de informação com o objetivo de identificar oportunidades e desafios, que é exatamente a nossa meta”.

De acordo com Afonso Pimentel, participar do treinamento significou uma verdadeira imersão sobre o potencial e os benefícios que a implantação do observatório vai trazer para Rondônia. “Está sendo criada uma integração entre os estados, através de um sistema em rede onde os observatórios de cada DR, que poderão acessar as informações, inclusive da mão de obra especializada de cada região”, explicou.

Pimentel acrescentou que a importância do maior deste treinamento foi para a criação de um plano de ação e planejamento estratégico assertivo. “Pois contamos com a experiências de estados com uma bagagem de mais de 20 anos e que auxiliaram os demais, como Rondônia, a iniciar, evitando erros e graças à experiência das instituições que estão nos dando apoio, certamente chegaremos com mais facilidade ao objetivo final”, disse.

Por fim o coordenador, Alexandre Tavares, registrou que foi disponibilizado pelo Observatório Nacional com apoio dos Observatórios do Ceará, de Santa Catarina e do Paraná, um processo de mentoria contemplando seis workshops, e que o último está previsto para acontecer no próximo dia 7 de dezembro.