IMPRENSA
04 de May de 2023 - 07h54

A- A A+

Futuro do trabalho, liderança afetiva e oportunidades na Alemanha são temas do primeiro dia do Contrate-me SENAI

Começou nesta quarta-feira, 3, o evento online Feira Contrate-me SENAI 2023, com uma programação voltada para os jovens em busca de oportunidades no mercado de trabalho. O evento é promovido pelo SENAI Nacional, com o objetivo de atender às necessidades de captação de mão de obra qualificada para a Indústria. Neste período as empresas podem divulgar suas oportunidades de emprego e captar de forma gratuita currículos qualificados. Para os alunos/candidatos o cadastro de currículos e a participação na feira também são gratuitos.

 

No primeiro dia, três palestras foram ministradas entre 9 e 11h30 da manhã, com os temas “Como se preparar para o mercado de trabalho do futuro”, “Os impactos da comunicação para a promoção de uma liderança afetiva” e ainda “SENAI e Empresas parceiras: A Alemanha e suas oportunidades de trabalho”. À tarde a programação prossegue com mais palestras, dentre outras ações que acontecem no Espaço SENAI, Painel de Vagas, Pavilhão de Empresas, entre outras, que podem ser acessados de forma interativa.

 

Como se preparar para o mercado de trabalho do futuro foi a palestra ministrada por Felipe Lisboa e Gustavo Arôxa, um dos criadores do projeto Carreira Sem Frescuras. O Gustavo fez faculdade fora do Brasil e teve oportunidade de trabalhar nos Estados Unidos e Alemanha.

 

Durante a live, Arôxa contou como conseguiu todas as oportunidades e o que aprendeu com cada uma delas. Além disso, conversou sobre a importância de se ter um mentor ou alguém que te ajude a encontrar possíveis caminhos para a sua carreira.

 

Sobre a quanto se preparar para o mercado de trabalho, ele comentou que é fundamental investir em formação acadêmica de qualidade, estar focado no objetivo, se manter atualizado, construir boas relações profissionais, manter o currículo atualizado, pois é um cartão de visita. Também citou como fato aprender um novo idioma, por exemplo, o inglês já é um dos requisitos básicos em muitos processos seletivos. Aproveitar os programas de estágios porque são ótimas maneiras de aprender novas habilidades e competências. Por fim, e não menos importante, traçar um planejamento para o futuro.

 

Na sequência, a comunicóloga Vanessa Vogliotti Igami falou sobre os impactos da comunicação para a promoção de uma liderança afetiva. “Estou falando de liderança para jovens que estão em busca de serem contratados e desenvolverem seus talentos. O Contrate-me é um evento extremamente moderno, que por meio digital nos conecta a vária partes do Brasil”, disse.

 

Vanessa destacou o brilhantismo do SENAI DN por realizar um evento com esta magnitude e com tamanha tecnologia. “Quando falamos em SENAI estamos focando em desenvolvimento de educação profissional e de colocar no mercado de trabalho profissionais de excelência”.

 

De acordo com a especialista o estilo de liderança afetivo valoriza os indivíduos e suas emoções muito mais do que as tarefas e objetivos. Os líderes com predominância deste estilo, esforçam-se para manter os colaboradores felizes e em clima de harmonia. O líder desempenha um importante papel na comunicação da equipe. Portanto, investir nessa prática é fundamental para gerar resultados eficazes na realização de tarefas.

 

“Entre comunicação e liderança existe uma forte conexão, considerando a importância da transmissão clara e objetiva de uma mensagem. São dois conceitos que devem caminhar lado a lado para que a empresa obtenha bons resultados. Mais do que falar, o líder deve saber se expressar e garantir que foi compreendido, para evitar os problemas e ruídos da comunicação. É preciso adotar boas práticas que assegurem um diálogo fluido e efetivo”, pontuou Vanessa.

 

Para encerrar a programação desta manhã, foi a vez das palestrantes Patrícia Caires e Natália Costa, respectivamente diretora e coordenadora do ProRecognition Brasil AHK São Paulo, que abordaram o tema SENAI e Empresas parceiras: A Alemanha e suas oportunidades de trabalho.

 

Na palestra, elas abordaram tópicos como o que é ProRecognition; vantagens de viver e trabalhar na Alemanha; profissões mais demandadas atualmente; informações sobre o mercado de trabalho alemão; validação de diploma – o que é e como realiza; vistos para trabalho e procura de emprego; serviços oferecidos para apoiar a busca de trabalho, entre outros.

 

Natália explicou que o ProRecognition é um projeto de reconhecimento de formação profissional para trabalhar na Alemanha que oferece orientação a estrangeiros que queiram trabalhar no país alemão e precisam providenciar o reconhecimento de suas formações profissionais.

 

Promovido pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha, (BMBF em sua sigla alemã) em cooperação com a Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK), ele já possibilitou que mais de 5.000 pessoas na Argélia, Egito, Índia, Irã, Itália, Polônia e Vietnã pudessem receber orientações.

 

Desde 2020, o Brasil também faz parte desse projeto, através da AHKSP, que disponibiliza orientação para o reconhecimento do diploma brasileiro e informações sobre o mercado de trabalho alemão.

 

Departamento Regional de Rondônia

 

O DR-RO também marca presença no Contrate-me com a apresentação de duas palestras. “Liderança, Inovação e Transformação” e “Inovar é pensar e fazer acontecer”. A primeira acontece das 16h30 às 17h30 (horário de Rondônia) terá como ministrante o consultor Raimundo Soares da S. Filho e a segunda palestra será ministrada pela consultora de Tecnologia e Inovação do SENAI-RO, Cleópatra Alves da Silva Caldeira, nesta sexta-feira, 5, a partir das 9 da manhã (horário de Rondônia).


Mais notícias

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0

Analista do DR-RO participa de capacitação em energia renovável