10 de August de 2021 - 10h40

IEL-RO é instituição parceira na execução do Projeto Cata Mais Rondônia

Executado pelo Instituto Euvaldo Lodi – IEL e patrocinado pelo Governo do Estado de Rondônia através da Secretaria de Assistente Social/SEAS,  o projeto Cata Mais Rondônia tem a finalidade de prestar assessoria técnica para as associações e cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis dos municípios de Porto Velho, Candeias de Jamari e Itapuã do Oeste, do Estado de Rondônia, com o foco na organização dos empreendimentos econômicos solidários atuando sobre resíduos sólidos e constituídos por catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

O projeto tem como diretriz atuar com conceito educacional participativo, por considerar a transferência de saber a forma ideal para contribuir, valorizar, fortalecer e levar os/as catadores a olhar sob um novo prisma as atividades por eles desenvolvidas, proporcionando melhores condições de trabalho e desenvolvendo a capacidade de geração de renda e a promoção do sustendo familiar. Em se tratando da prestação de serviços da coleta seletiva, proporcionar uma melhor qualidade de vida, fazendo com que os mesmos deixem a linha de extrema pobreza em que se encontram e almejem um futuro melhor.

Os catadores de resíduos sólidos atuam em lixões, ruas e aterros sanitários, nas mais diversas situações de precariedade, submetidos a diversos riscos de contaminação, incêndios e acidentes locais, alimentando-se muitas vezes, de produtos encontrados no próprio lixo. A maior parte desses catadores não tem acesso a moradia, educação, saúde e outros direitos básicos garantidos aos cidadãos.

A equipe do IEL-RO articulou as atividades de desenvolvimento e construção das redes de economia solidária, coordenou junto com os catadores, as atividades nas cooperativas e órgãos públicos, organizou as oficinas e cursos de capacitação oferecidos aos catadores e suas respectivas associações e cooperativa, como Associação de Catadores Unidos Pela Vida, Associação de Catadores Catacandeias, Cooperativa Rondoniense de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis -  Catanorte, localizadas nos municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste, respectivamente. Visando assim a inclusão social dessa classe que está despontando.

Foram realizadas ações de assistência social, levantamento da situação organizacional, consultoria ambiental, visitas técnicas, orientações sobre cuidados e conservação dos EPIs, do carrinho e uso correto da máscara e cuidados de higiene ao chegar em casa.  ​Palestras com foco nas Relações Interpessoais e Intrapessoal, Trabalho em equipe, Empatia, Resiliência e Proatividade no ambiente de trabalho. Foi feito levantamento dos catadores ​associados ativos e ​mobilização de catadores individuais para participar das associações e também orientações sobre os critérios para acesso aos benefícios do Governo Federal através do Cadastro Único, ​ (Bolsa Família, Auxilio Emergencial, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira do Idoso e outros).

Iris Ferreira da Silva, 72, da presidente da Associação Unidos Pela Vida e participante do projeto desde o início, destaca o trabalho realizado pelo IEL-RO, que providenciou, dentre outras ações, a documentação e contribuiu organização da entidade, em Porto Velho, e que realiza o trabalho no lixão da Vila Princesa.

Iris conta que nasceu em Macapá e veio para Rondônia aos 12 anos. Trabalha com material reciclado há 15 e criou seus filhos com este trabalho. Ela é presidente da associação e ajuda e orienta os catadores. Tem acesso e trabalha em parceria com a Cata Norte, que compra toda a produção. “É um trabalho diário e atualmente trabalhamos com 15 a 20 pessoas.

Ela disse que realizou coleta seletiva em cinco bairros de Porto Velho, de segunda a sexta, como Mariana e Pantanal, locais onde realizou trabalho de conscientização com os moradores.

Já Nicoly Kele,22, catadora associada no Cata+Itapuã, está trabalhando pela primeira vez com reciclagem e destaca a importância deste trabalho para a cidade e para o meio ambiente. “Vai melhorar não apenas a minha renda, mas para os demais catadores que participam do grupo. A nossa expectativa é de melhoria”, comentou.

O coordenador do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, ressalta a importância do parecer social identificando que os catadores, em geral, vivem à margem dos direitos sociais, a maioria com baixos índices de escolarização e ausência de capacitação técnica além de, na maioria das vezes, terem as condições de saúde comprometidas. A faixa etária com maior predominância é acima de 40 anos, muitos nunca tiveram acesso ao mercado de trabalho, a não ser por meio da catação, necessitam deste trabalho para o próprio sustento, sendo muitas vezes a única fonte de recursos financeiros para atender as necessidades do grupo familiar.

Segundo Coelho, Rondônia tem uma abrangência confirmada de dez Regionais e conforme necessidades identificadas, com um número considerável de catadores avulsos atuando desarticuladamente, a equipe do IEL-RO sugere expansão do Projeto Cata Mais Rondônia, para outros municípios de Rondônia.

As articuladoras de negócios, Ivete dos Santos Campos, Erneli Pinheiro Melo e Maria Varly Nascimento, a assistente social Rousiele da Silva Abreu, a auxiliar administrativo, Isabel Miranda de Aguiar, o engenheiro ambiental, Rafael Dias de Souza, a advogada Mileisi Luci Fernandes e o contador Marcos dos Anjos Queiroz integram a equipe técnica do projeto Cata Mais Rondônia.