IMPRENSA
30 de November de 2021 - 11h41

A- A A+

IEL-RO apresenta projeto “Cata Mais Rondônia” para representantes da Prefeitura de Porto Velho

O coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho juntamente com a equipe do Instituto Euvaldo Lodi de Rondônia (IEL-RO), apresentou na última sexta-feira, 26, o projeto “Cata Mais Rondônia”, durante reunião realizada com a participação de representantes da Prefeitura de Porto Velho.

O encontro teve o objetivo de sensibilizar os secretários da importância do projeto que, em sua primeira etapa foi realizado em parceria com o Governo Estadual através da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). Nesta fase encerrada dia 7 de agosto, o projeto atendeu catadores de Porto Velho, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste, cidades que compõem a Regional Um e fizeram parte do projeto piloto.

Na apresentação, a equipe destacou que o projeto Cata Mais Rondônia, tem o propósito de organizar, criar e estruturar Associações e Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis, transformando para melhor a vidas dos participantes, dos seus familiares e das localidades alvo do projeto.

O projeto atuará de forma presencial disponibilizando uma equipe multidisciplinar para execução das ações.  Cada integrante terá sua própria atuação dentro do projeto com os conteúdos focados para promover as competências necessárias contidas em cada futuro associado.

O coordenador explicou que a princípio, cada associação terá acompanhamento jurídico, contábeis, ambiental e social. “A ideia é que após a regularização e formação das associações, é que seja implantado o espirito cooperativista em cada integrante associado”, disse.

O Cata Mais Rondônia, de acordo com apresentação, fará a inclusão produtiva organizada (Sistematização da comercialização de produtos), inclusão social e econômica (geração de renda) para os catadores; a transformação do trabalho da categoria com destinação otimizada dos materiais recicláveis.

Trabalho organizado e institucionalizado para melhores condições de vida, garantindo seu lugar de direito na política municipal de gestão dos resíduos sólidos; empreendimentos com estrutura física adequada, para desenvolvimento do trabalho e associados e cooperados capacitados e implantar Associações de Catadores para reduzir o impacto ambiental nos distritos de Porto Velho.

Conforme Coelho, os benefícios serão significativos. Cidade mais limpa; aumento de poder econômico; inclusão social; qualificação para inclusão em projetos e programas sociais; implantação de associações ou cooperativas e ainda a preservação ambiental.

“A parceria com a Prefeitura poderá expandir as ações a partir da sistematização dos catadores para que se organizem visando melhorar a maneira como fazem a coleta e a renda de forma mais articulada”, pontuou Coelho que acrescentou, “Para alcançar os objetivos, o projeto contará com o envolvimento de profissionais de várias áreas como advogados, economistas, contadores, engenheiros ambientais, assistentes sociais e articuladores reunidos pelo IEL para atender os catadores”, finalizou.

Robério Gomes, da Secretaria Geral do Governo, disse que ficou satisfeito com a apresentação do projeto. “Queremos avançar juntamente com as nossas secretarias para que possamos efetivar o Cata Mais Rondônia no nosso município e demais distritos”.

Gomes sugeriu que o IEL apresente proposta com valores à Semusb e como o projeto será implantado nas localidades. “A iniciativa é inovadora e nossa cidade precisa de ações voltas aos cuidados com o lixo, com o meio ambiente”.

O secretário de Meio Ambiente de Porto Velho, Alexandro Miranda parabenizou o IEL e comentou que a proposta foi uma das melhores em relação a coleta seletiva em função dos catadores e das associações existente em Porto Velho. “De pronto, a Prefeitura de Porto Velho abraça esta inovação de cunho social em parceria com o IEL para atender esta demanda que trará muitos benefícios para os catadores e os municípios”.

A reunião contou com a participação de representantes da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) e Secretaria Geral de Governo da Prefeitura de Porto Velho (SGG). 

 

 


Mais notícias

IEL anuncia cursos gratuitos relevante para estagiários das Instituições parceiras

IEL-RO ministra palestra sobre Estágio na Indústria para acadêmicos da Uniron Sapiens

Conheça a SARA, assistente virtual da FIERO, SESI, SENAI e IEL

IEL-RO recruta e seleciona candidatos para estágio à diversas empresas