12 de April de 2023 - 09h03

Prêmio Nacional de Inovação 2023 está com inscrições abertas

28 de abril é a data de encerramento das inscrições da 8ª edição do Prêmio Nacional de Inovação 2023, que podem ser feitas acessando o link PRÊMIO DE INOVAÇÃO. O Prêmio destina-se às empresas do setor industrial, aos pequenos negócios de todos os setores e aos ecossistemas de inovação do país. Abrange ainda os pesquisadores que apoiaram as empresas em seus projetos de inovação que geraram resultados no setor produtivo.

O prêmio é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e correalizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

De acordo com o superintende do SESI-IEL e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago e o gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, participar deste prêmio significa a oportunidade única de contribuir para o fortalecimento da inovação com ideias focadas nas quatro categorias que serão contempladas, são elas, a Gestão da Inovação, Inovação de Produto, Inovação de Processo, Inovação para Sustentabilidade e Destaque em Saúde e Segurança no Trabalho.

Ainda conforme Santiago e Coelho, pequenos negócios, médias e grandes empresas podem participar deste que é a maior premiação de inovação do país, promovida para incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de instituições que atuam no Brasil. “A edição deste ano traz como novidade o reconhecimento dos pesquisadores inovadores, que atuam em um ou mais projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação”, disseram.

Premiações

Além do reconhecimento nacional, as instituições vencedoras recebem as seguintes premiações, de acordo com os critérios do regulamento: Imersão em Ecossistema de Inovação. Acesso a tecnologias, infraestrutura para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e modelos de negócio e gestão, em parceria com instituições do Brasil e do mundo. Curso de Educação Executiva - Os vencedores terão direito a participação em uma turma exclusiva do curso de Educação Executiva do SENAI. Curso em SST - Premiação exclusiva para os vencedores no Destaque em Saúde e Segurança no Trabalho, com foco no aumento da eficiência operacional.

Categorias

Ecossistemas de Inovação (E.I) - É um ambiente composto por diferentes atores que promove articulação, interação e cooperação entre eles, estimulando iniciativas e redes de relacionamento de benefício mútuo e tendo a inovação como foco principal. A avaliação contempla o fortalecimento do E.I. por meio da demonstração de esforço realizado, resultados obtidos, impactos gerados e a evolução obtida nos últimos dois anos.

Gestão da Inovação - Vai premiar organizações que, por meio da implementação de processos, métodos, técnicas e ferramentas, produziram um ambiente profícuo à geração de inovações.

Inovação - Contempla organizações que tiveram resultados expressivos em suas inovações. A avaliação mensura os efeitos de desempenho decorrentes das inovações lançadas pelas empresas.

Já a categoria Pesquisador Inovador vai reconhecer o profissional que demonstrou evidente protagonismo ou exerceu papel determinante na viabilização ou consolidação de um ou mais esforços de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em uma empresa participante nesta edição do PNI.

Destaque em SST - É a categoria voltada a empresas que implementaram práticas inovadoras de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) e preveniram incidentes no exercício diário da profissão.