19 de August de 2024 - 10h18

IEL-RO celebra o Dia do Estagiário com evento especial

Neste domingo, 18 de agosto, comemora-se como o Dia do Estagiário, e para marcar essa data importante, o Instituto Euvaldo Lodi preparou um evento que contou com a participação de mais de 60 estagiários sob a gestão da entidade. As atividades ocorreram no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), na última sexta-feira, 16.

O superintendente do IEL, Alex Santiago, deu as boas-vindas aos presentes, lembrando que ele próprio começou sua carreira como estagiário, um período de muito aprendizado que foi fundamental para seu desenvolvimento profissional. “A mensagem que deixo para vocês é: atuem com seriedade, tenham alegria em suas tarefas, e saibam que este momento pode ser a porta de entrada para suas vidas profissionais. Aproveitem cada oportunidade”, destacou.

Juliana Mascarenhas, gerente de Inteligência de Mercado, Comercial e Comunicação da FIERO, reforçou a importância do estágio como experiência vital para adquirir conhecimento e ingressar no mercado de trabalho. “Na nossa equipe, contamos com duas estagiárias que contribuem significativamente para as nossas rotinas. Tenho certeza de que vocês também colaboram muito nas atividades de suas respectivas instituições. Aproveitem esse evento e a experiência de ser estagiário, pois são lições que levamos para toda a vida”, afirmou.

O analista de Relacionamento com o Mercado do IEL, Felipe Rafael Araújo Vieira, conduziu as atividades da tarde, que contaram com a participação de Luana Carine Borges de Souza, colaboradora do SENAI-RO que iniciou sua trajetória profissional como estagiária na própria instituição. Luana compartilhou sua experiência, destacando como o estágio foi um período de grande aprendizado que a preparou para sua carreira. Formada em engenharia elétrica, ela também mencionou as diversas capacitações que pôde realizar pelo do SENAI.

Em seguida, o gerente de Educação Básica e Profissional, Jair Coelho, proferiu uma palestra inspiradora, incentivando os presentes a nunca deixarem de estudar, ler, ser curiosos e a não desperdiçar tempo com atividades que não agregam valor às suas carreiras. “Estudos mostram que, em média, as pessoas passam seis horas assistindo TV ou navegando na internet para entretenimento. Aproveitem a ciência a seu favor e busquem conhecimento nos livros”, aconselhou.

Jair também abordou a questão das novas tecnologias, encorajando os estagiários a utilizá-las como ferramentas de desenvolvimento profissional, desmistificando o medo de que elas possam roubar empregos. “As novas tecnologias são aliadas no desenvolvimento de suas habilidades como profissionais”, afirmou, destacando as tendências da inteligência artificial.

As analistas de Educação, Michele Correa de Souza e Thansey Iara Constantino, abordaram as particularidades, direitos e deveres da Lei do Estagiário. Em seguida, a analista de Educação, Vanessa Cordeiro de Souza, e o assistente administrativo, Davi Expedito Dias da Silva, ofereceram dicas essenciais sobre como elaborar um currículo e como se portar em entrevistas para estágio. Também foi apresentado o portfólio de cursos oferecidos pelo IEL para aprimoramento profissional.

O evento foi encerrado com o sorteio de brindes, sendo o ponto alto o sorteio de um notebook, vencido pela estagiária de Direito Fabiene Lúcia Nery Araújo, que atua no setor de auditoria interna do Detran. Fabiene compartilhou suas ambições na carreira jurídica, afirmando: “Quero me dedicar à carreira da magistratura, e absorvi a palestra do sr. Jair como um desafio pessoal. Entendi que é preciso aprender sempre”.

Rodrigo Matias, estagiário de marketing digital no Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE), também comentou sobre a experiência: “Foi a primeira vez que participei de um evento voltado exclusivamente para estagiários. A experiência foi ótima, e a palestra principal me fez refletir sobre os rumos que quero seguir na minha carreira. Parabéns aos organizadores.”, concluiu.

Jornalista: Andréa Machado Minuto