15 de July de 2021 - 09h19

Consultoria do SENAI-RO em STI atua para otimizar produção

Agregar as melhores práticas produtivas e gerenciais para garantir a qualidade do produto, resultando ainda em inovação de processos e redução de desperdícios. Com este objetivo, a equipe de Soluções em Tecnologia e Inovação (STI) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), desenvolve a partir da mentoria Lean consultorias para micro, pequenas e médias empresas, por meio do Programa “Brasil Mais”.

A mentoria Lean, de acordo com o coordenador de STI do SENAI-RO, Rafael Lopes consiste em uma metodologia de baixo custo e de rápida implementação. Em Rondônia, o SENAI atenderá micros, pequenas e médias indústrias de todos os segmentos, com soluções para reduzir desperdícios, obter ganhos de produtividade e transferir conhecimento para até 3 colaboradores das empresas.

A mentoria iniciou em Porto Velho e a equipe de STI do SENAI-RO atua nas empresas Malinski, Porto Limpo Ferro e Aço e Plantec. Rafael Lopes explicou que a consultoria é dividida em etapas que englobam a capacitação, orientação e acompanhamento dos colaboradores das empresas na Filosofia Lean Manufacturing (Produção Enxuta) com foco em implementação de ações de melhoria dos processos das empresas.

O gerente da empresa Malinski, Joel Oliveira ressaltou que a empresa possui uma parceria com o SENAI-RO desde que a fábrica migrou de Santa Catarina para se estabelecer em Rondônia. Ele falou que no início, a fábrica procurou atuar conforme um procedimento interno. “Tentamos trabalhar do nosso jeito, mas sentimos algumas dificuldades, e a após o início das consultorias do SENAI a produção melhorou, conseguimos organizar melhor a fábrica e consequentemente, otimizar a produção”, afirmou.

Já o proprietário da Porto Limpo, Carlos Danilo Aranha Alves, disse que a consultoria do SENAI tem auxiliado a entender os procedimentos de produção da empresa. “A partir daí temos o entendimento de como funciona todo o processo e com isso conseguimos organizar e otimizar a produção, corrigir as falhas e promover melhorias que nos dá uma produtividade maior e consequentemente uma diminuição de custo, fatores que são essenciais para a saúde da empresa” ponderou.

Sobre o Mais Brasil

De iniciativa do governo federal e coordenado pelo Ministério da Economia, o Programa Brasil Mais, visa aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto. Ele tem dois eixos de atuação: Um voltado para Melhores Práticas Produtivas e outro, para Melhores Práticas Gerenciais.

O eixo Melhores práticas produtivas promove a redução de desperdícios como superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos.

A gestão operacional do programa é da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e execução pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).