21 de October de 2021 - 11h20

Feira virtual de talentos do SENAI expande as oportunidades no mundo do trabalho

Departamentos Regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de 15 estados, dentre eles, o de Rondônia, participam nos dias 26, 27 e 28 de outubro, da segunda edição da Feira Virtual de Talentos SENAI Contrate-me, cuja transmissão será online pelo canal no YouTube do SENAI, a partir das 9 da manhã, horário de Brasília.

Ao todo 15 temas foram escolhidos pelo Departamento Nacional. Representando o DR de Rondônia, o coordenador de Serviços de Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI-RO, José Rafael Nascimento Lopes juntamente com o engenheiro da computação, Caio de Sá Lopes, vai ministrar a palestra “Prepare-se. Tem vagas no mundo”.

Conforme Rafael, com a pandemia, muitas empresas colocaram seus funcionários para trabalhar em casa (Home office). Foi uma mudança de paradigma em muitos setores da economia. Passamos a utilizar ferramentas de reunião online como o Microsoft Teams, o Google Meet, Cisco Webex, dentre outras.

“Trabalhar em casa requer disciplina e um local que não disperse a atenção de forma frequente, além de computador, monitor, mesa e uma boa conexão de internet”, afirma o coordenador de STI do SENAI-RO.

Com o arrefecimento da pandemia, algumas empresas perceberam que não precisariam retornar todo o pessoal ao escritório, principalmente a área de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação), principalmente profissionais de programação (coding em inglês).

“Presenciamos uma mudança de paradigmas na economia, a chamada “transformação digital”. Em outras palavras, muitos negócios “analógicos” estão se digitalizando, como por exemplo, a venda de eletrodomésticos, livros, roupas, comida, etc.”, pontua Rafael.

Em seu ponto de vista, além do surgimento de negócios revolucionários como o Uber, Airbnb e Netflix, a mudança tem demandado fortemente técnicos da área de TI que se tornaram escassos no mercado e, consequentemente, gerou um “apagão” nessa área. “Estima-se a necessidade de 50 a 70 mil profissionais por ano até 2025, cujas escolas não estão conseguindo atender a demanda, provocando um grande déficit no mercado”, afirma.

Ainda conforme o coordenador, aliado a essa informação, existe a procura de técnicos brasileiro da área de TI para trabalhar em empresas do exterior. “Ou seja, ser funcionário de uma empresa estrangeira, trabalhar em casa e ganhar em dólar. Parece um sonho, não? Mas para isso há necessidade de muito estudo, proficiência em inglês e experiência na área”, explica.

Rafael argumenta que para alcançar esse sonho, tem que ser dado o primeiro passo que é matricular-se em um curso de formação, como por exemplo, do SENAI, que oferece vários cursos nessa área e buscar a primeira oportunidade. O resto vem com o tempo para torna-se um nômade digital podendo se candidatar a vagas no mundo.

O coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, o tema escolhido é pertinente e oportuno. “Prepare-Se. Tem Vagas no Mundo confirma o que o SENAI tem realizado em mais de 70 anos de existência, ou seja, expandir o mundo do trabalho, sendo agora através da conectividade, pois, as organizações estão cada vez mais globalizadas e num crescendo nas suas práticas de contratação de profissionais para integrarem os seus quadros. Trata-se de pessoas/profissionais, de qualquer pais que podem concorrer para as vagas que estão sendo abertas nos quatro cantos do planeta e exercerem suas competências profissionais a partir do seu pais”, ressalta.

Coelho finaliza destacando que a realização da feira virtual de talentos do SENAI através da plataforma “Contrate-me” expande ainda mais as oportunidades no mundo do trabalho. “O SENAI está preparando profissionais para os novos tempos, novas tecnologias e desafios e demandas da chamada Indústria 4.0”.