05 de November de 2021 - 09h18

Mundo SENAI 2021 aborda o universo digital e as novas tecnologias

A 13ª Edição do Mundo SENAI, este ano com o tema “SENAI+Digital”, que ocorre dia 11 de novembro, a partir das dez da manhã, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de todo Brasil vai apresentar suas ações e atividades dedicadas à formação profissional de jovens e adultos em um formato híbrido, ações presenciais e a distância, respeitando os protocolos de cuidado à saúde e considerando o retorno gradual às atividades presenciais.

O evento, como tem acontecido em todas as edições, vai contar com a parceria do Serviço Social da Indústria (SESI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O Mundo SENAI tem como público alvo interno, alunos do SESI-SENAI, familiares e responsáveis, gerentes, técnicos e colaboradores.

Já o externo inclui ex-alunos SENAI e SESI, alunos de escolas públicas e privadas e de Instituições de Ensino Superior e de outras instituições que ofertam cursos de Educação Profissional. Empresas diversas e empresas industriais, trabalhadores da indústria, representantes de universidades, fundações, instituições de pesquisa e organizações parceiras, representantes do Governo e autoridades públicas, imprensa e formadores de opinião e comunidade em geral.

Os participantes poderão conferir simulações, depoimentos online, vídeos e posts de alunos e docentes sobre máquinas e equipamentos existentes na indústria, em diversas ocupações. Além disso, poderão participar de minicursos capazes de demonstrar a qualidade da educação oferecida pelo SENAI, ter contato com tecnologias e o aprender fazendo, buscando atrair os visitantes para conhecerem outros cursos do portfólio SENAI.

Em razão da pandemia, todas as atividades presenciais seguirão todos os protocolos de higiene e segurança, mantendo controle de temperatura na entrada, álcool em gel em todos os ambientes e controle da quantidade e distanciamento de pessoas nos ambientes. Dar preferência para ações em ambientes abertos.

Em Rondônia, o Mundo SENAI 2021 mostrará as oportunidades pós pandemia, como se preparar para as novas ocupações advindas do trabalho remoto e os novos desafios, especialmente no campo tecnológico, que teve uma exponencial procura por profissionais qualificados em razão da rápida migração de muitos serviços para plataformas digitais.

O coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, lembra que a ocasião é excelente para que os jovens ampliem sua percepção sobre educação profissional, inovação e serviços técnicos e tecnológicos, por meio de aulas, lives, games, demos, simulações, orientações profissionais, e muito mais.

No ponto de vista do diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, o evento revigora o relacionamento da instituição com seus públicos de interesse, promovendo um ambiente ideal para geração de leads e ações que gerem negócios; interação do jovem com o conhecimento; ampliação do número de matrículas; prospecção de parcerias entre empresas e a instituição; e o fortalecimento da marca SENAI.