12 de November de 2021 - 12h27

SENAI Rondônia tem duas unidades premiadas no Grand Prix de Inovação

A equipe Geekie Shield, formada por alunos da 3a série do Novo Ensino Médio (NEM) - itinerário Técnico em Redes de Computadores, da unidade SESI-SENAI-IEL Lagoa, conquistou o segundo lugar no desafio da empresa Siemens na edição 2021 do Grand Prix SENAI de Inovação. Já a equipe Lendas do Ouro, com alunos do curso de Técnico em Eletromecânica, da unidade do SENAI de Vilhena, garantiu o terceiro lugar no desafio da empresa Autodesk.

O anuncio dos vencedores aconteceu na abertura da etapa nacional do Mundo SENAI, realizado nesta quinta-feira, 11, em todas as unidades da instituição no país.

A falha na comunicação de uma empresa que precisava rever o processo de ciclo de vida de um produto, que não foi especificado, fez parte do desafio apresentado pela Siemens para os alunos do SENAI de Rondônia, que analisaram as soluções tecnológicas disponíveis para readequar e melhorar o fluxo do produto e reduzir custos.

O professor Vivaldo Albuquerque atuou na mentoria dos alunos. “Meu trabalho consistiu em dar orientações técnicas de como produzir a solução que o desafio exigia. Também passei informações complementares de áreas como gestão, identificação de fluxo de processo, assim como a ideia de usar a redução de departamentos como a solução adequada para a melhoria da comunicação e para aumentar a qualidade do ciclo de vida do produto”, explicou.

A coordenadora pedagógica do SENAI CEET, Juliane Loubach destacou que sempre estimula a participação dos instrutores junto com os alunos em atividades e competições locais e nacionais, como por exemplo, o Grand Prix de Inovação.

“Temos muitos alunos com muito potencial de criatividade, de produção, têm ideias inovadoras e então, é fundamental que eles tenham essa vivência, pois vai chegar mais preparado para os desafios do mercado de trabalho, pois terão de trabalhar em grupo e às vezes elaborar estratégias para soluções de problemas, e com essa bagagem que nossa escola dá através de uma metodologia diferenciada”, falou.

O gerente da unidade de Vilhena, Silvio Leite falou que o Grand Prix SENAI de Inovação (GP) como um evento importante e da satisfação por mais um resultado positivo conquistado pelos nossos alunos. “Somos gratos à nossa equipe de educação, instrutores, especialmente ao senhor Carlos Mauricio que conduziu nossos estudantes nesse projeto e também à dedicação deste grupo de alunos que aceitou o desafio e contribuiu com ideias inovadoras para a solução da indústria”, pontuou.

Leite afirmou que “nossos jovens são criativos e autônomos e nós como educadores, precisamos oportunizar momentos como esse como o Grand Prix, para que eles possam se descobrir nessas qualidades e utilizá-las ao máximo”, finalizou.

O diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago afirmou que a premiação das unidades Lagoa, de Porto Velho e de Vilhena, significa mais uma conquista significativa para o SENAI de Rondônia. “Este Grand Prix de Inovação é a confirmação da competência dos nossos alunos naquilo que a sociedade necessita cada vez mais, que é a inovar e fazer a diferença, trazer soluções de baixo custo e alta produtividade”.

Ainda conforme Santiago, o reconhecimento nacional reforça o ensino de qualidade e ajuda a consolidar a empregabilidades destes alunos no mercado de trabalho”, finalizou.

Grand Prix SENAI de Inovação

É uma ação educativa que incentiva a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio lógico dos alunos, por meio da geração de ideias, do desenvolvimento de conceitos de negócios e da prototipação de propostas de projetos como soluções para os desafios das indústrias.