04 de April de 2022 - 11h49

Diretor regional do SENAI-RO ressalta importância da participação na Saga SENAI de Inovação

O Grand Prix de Inovação, Desafio SENAI de Projetos Integradores e o Inova SENAI integram as etapas do Saga SENAI de Inovação, que neste ano focou no tema “O jeito SENAI de Educar”. Neste evento, com participação do Departamento Regional de Rondônia, via Teams, também foram apresentadas as novidades da Saga para 2022.

A ideia é desenvolver alunos empreendedores e a cultura de inovação e empreendedorismo de base tecnológica no Brasil, utilizando a Metodologia SENAI de Educação Profissional para potencializar a criatividade dos alunos e preparar para inovar. A afirmação é do diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago.

“Queremos promover a educação profissional de qualidade atualizada e alinhada com as demandas do mercado; aproximar alunos e empresas; tornar o SENAI mais atrativo para as indústrias desenvolverem soluções de tecnologia e inovação e consolidar o SENAI como indutor do processo de inovação, desenvolvimento tecnológico para a indústria e gerar oportunidades de negócios”, disse Santiago.

Ainda no ponto de vista de Santiago, a educação é a base da inovação, assim como conectar pessoas é potencializar a criatividade. Participar deste encontro significa mais uma oportunidade para conhecer e verificar todo o potencial da Metodologia SENAI de Educação Profissional (MSEP) aplicada em situações reais das indústrias.

Segundo o coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, no que depender do SENAI-RO, não faltarão propostas e nem soluções inovadoras para as indústrias locais e de qualquer parte do país solucionarem suas maiores demandas.

Coelho explica que a Saga de Inovação é uma iniciativa em que alunos do SENAI, com o apoio de docentes, se unem em equipes e aplicam ideias, tecnologia e conhecimento em projetos para a indústria. O objetivo é estimular a cultura da inovação a partir do desenvolvimento de projetos como situação de aprendizagem.

Saga SENAI

Saga SENAI de Inovação é um ponto de encontro de mentes inovadoras, que, com ajuda de docentes, busca aplicar ideias, tecnologia e conhecimento para a indústria. Na primeira etapa acontece o Grand Prix SENAI de Inovação, que é uma “corrida” de 24 horas com escuderias, desenvolvendo ideias e propostas de soluções em tempo real para grandes empresas de todo o país.

Em seguida, vem o Desafio SENAI de Projetos Integradores, uma competição que dura cerca de seis meses, com equipes trabalhando em sala de aula para desenvolver projetos inovadores e funcionais com respostas para problemas reais da indústria. As empresas participantes trazem suas necessidades de melhorias e o SENAI, em contrapartida, transforma-as em desafios. Tudo isso sem custo para as empresas, que doam apenas o seu tempo para apresentar seus problemas e avalias as soluções.

Já a terceira e última fase é o Inova SENAI, cujo objetivo é desenvolver produtos que não existam no mercado, com possibilidade de apresentação para grandes empresas e, até mesmo, negociação com possíveis investidores. Ao passar por cada fase, os desafios e as dificuldades só aumentam e os projetos se transformam em soluções reais para o mercado. Quem participa da Saga SENAI de Inovação desenvolve uma grande capacidade de trabalhar em equipe, solucionar problemas, inovar e empreender. O sucesso dessa saga depende a soma dos esforços dos gestores das indústrias, dos alunos e dos docentes do SENAI.