08 de April de 2022 - 12h20

Empresários, profissionais e estudantes participam de evento sobre refrigeração comercial e industrial realizado pelo SENAI-RO

Realizado nos dias 6 e 7, na unidade SESI-SENAI Lagoa, em Porto Velho, o evento denominado “Novas tecnologias e aplicações em refrigeração comercial e industrial” reuniu empresários e profissionais do segmento, além de alunos do SENAI. Durante o encontro foram apresentadas o que existe de mais inovador na área atualmente.

O palestrante Marcos Euzébio, engenheiro de Aplicação da Bitzer, não falou apenas do tema específico da palestra, as novas tecnologias e aplicações em refrigeração comercial e industrial, abordou a história da Bitzer, presente em mais de 90 países e sua contribuição efetiva para o desenvolvimento da tecnologia de compressores.

Euzébio lembrou que o grupo é o maior fabricante independente de compressores para refrigeração no mundo, com representantes e fábricas para produção de compressores a pistão, parafuso e espiral, assim como vasos de pressão em todo o mundo.

De acordo com a gerente da unidade, Fabiana Amaral, o encontro teve um público significativo. “No primeiro dia tivemos 30 participantes e no segundo, recebemos 40 para ouvir a palestra representante da empresa alemã Bitzer está há mais de oito décadas no mercado da refrigeração”, disse.

Fabiana acrescenta que “mesmo que a vinda dele tenha sido de cunho comercial, tivemos a oportunidade de aproveitar esse momento aqui no SENAI, onde reunimos profissionais desse segmento e compartilhar conhecimento, trocar experiência e falar dos avanços tecnológicos do setor e das perspectivas, certamente foi importante para quem faz parte deste nicho em Porto Velho”, pontuou.

Quem marcou presença nos dois dias de palestras, foi a instrutora de Refrigeração, da unidade SESI-SENAI Lagoa, Jossineide Viana, que corroborou o ponto de vista de Fabiana, ao destacar a importância da parceria com a Bitzer, que enviou um profissional para compartilhar seus conhecimentos em refrigeração, as novas tecnologias e o atual cenário do segmento, não apenas no Brasil, mas em outros países onde a empresa atua.

Segundo Jossineide a iniciativa trouxe dois dias de muito aprendizado e atualização. “A participação de alunos também serviu para conhecerem o que existe de mais inovador no segmento da refrigeração”, disse.