IMPRENSA
11 de April de 2022 - 12h19

A- A A+

SENAI Lab recebe inscrições para 5ª edição


Com o objetivo de desenvolver a cultura de empreendedorismo e inovação para os alunos por meio da prática do aprender fazendo (cultura maker), o SENAI Lab, linha de fomento do SENAI Departamento Nacional (DN) para os Departamentos Regionais (DRs), no valor máximo de R$ 50 mil, está com inscrições abertas para a 5ª edição, cujo período de submissão das propostas de projeto vai até 29 de abril deste ano.

Para este ano serão financiados até 25 projetos, sendo que o DR-RO poderá classificar no máximo dois projetos, desde que estejam entre os 25 melhores classificados.

O coordenador de Educação Básica e profissional SESI-SENAI-IEL de Rondônia, Jair Coelho lembrou que os projetos elaborados pelas unidades de Ji-Paraná (2018), Lagoa (2019) e Vilhena (2020 e 2021) foram classificados entre os 15 melhores e receberam o recurso que possibilitou a compra de uma impressora 3D, um Plotter de Recorte e três Chromebooks para cada uma e ainda uma Máquina de corte e gravação à laser para a UOP de Vilhena”, disse.

Para 2022, as escolas que já foram beneficiadas com o recurso deste Edital em edições anteriores não estarão elegíveis para participação. As demais escolas do SENAI-RO estão aptas a participar, desde que atendam aos critérios obrigatórios.

Alexandre Custódio, da Coordenação de Educação (Cebep), a seleção dos projetos será realizada na plataforma da Saga SENAI. “Para isto, foi criado um desafio com o nome de “Edital SENAI Lab 2022”, onde os projetos deverão serem postados. Os critérios de classificação estão apoiados em três pilares.  Apresentar o Plano de Uso do SENAI Lab, conforme modelo; o discurso de Elevador - Pitch sobre o Plano de Uso do SENAI Lab (link de vídeo de no máximo três minutos) e a lista das aquisições, conforme rubricas previstas neste edital.  

Para participar, a unidade deverá cadastrar uma proposta na plataforma, obedecendo os critérios obrigatórios (que podem gerar a desclassificação da proposta se não forem atendidos) e os bônus, e desta forma obter a pontuação para ser classificada. 

Conforme Custódio, o SENAI Lab é o espaço criativo da escola, onde se desenvolve a cultura Maker fortalecendo a Metodologia SENAI de Educação Profissional no que se refere à Prática Pedagógica e oportunizando o uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem.

“O projeto SENAI Lab além de ser um “local”, é uma “ferramenta educacional” perfeita para a realização de todas as atividades da Saga. Neste ambiente, docentes e discentes podem fazer a inovação acontecer”, finalizou Custódio.

 

 


Mais notícias

Palestras, debates e oficinas integram a 8ª Jornada Pedagógica Nacional de Educação do SENAI

Profissionais do DR-RO participam de capacitação em eficiência energética

SENAI firma parceria com a plataforma Canva Educação

SENAI-RO apoia evento Vale do Madeira Summit 2023 com participação de palestrante do DN