25 de May de 2022 - 15h22

Departamento Regional de Rondônia tem projetos de duas unidades contemplados no edital SENAI Lab

Na data alusiva ao Dia da Indústria 25 de maio, o Departamento Regional de Rondônia (DR-RO) também festeja a classificação de dois projetos para o Edital SENAI Lab 2022. Foram contempladas as unidades CETEM, de Porto Velho e a de Ariquemes, cada uma com um projeto, entre os 25 selecionados pelo Departamento Nacional do SENAI.

Mais uma vez, o Departamento Regional de Rondônia foi destaque entre os 27 DRs, se destacando entre os nove que conseguiram aprovar dois projetos. As escolas classificadas terão acesso à uma linha de fomento do SENAI Departamento Nacional (DN) como apoio para a estruturação de um ambiente criativo SENAI Lab – Nível 2, que tem como objetivo desenvolver a cultura de empreendedorismo e inovação para os alunos SENAI por meio da prática do aprender fazendo (cultura maker).

Para o diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, os dois novos laboratórios, com o que existe de mais moderno, em termos de equipamentos, vão ajudar os alunos das duas unidades, a elevarem cada vez mais seus conhecimentos e consequentemente refletindo de forma positiva na sua qualificação profissional. Este reconhecimento do Departamento Nacional é motivo de satisfação e nos dá a certeza que estamos no caminho certo. Sendo hoje, 25 de maio, Dia da Indústria, o SENAI de Rondônia comemora duplamente e reforça seu compromisso com o desenvolvimento de novas tecnologias para alavancar ainda mais a indústria, não apenas a rondoniense, mas a de todo o Brasil”, finalizou.

SENAI CETEM

A notícia da classificação do projeto da unidade SENAI CETEM deu para a equipe a certeza e o reconhecimento do dever cumprido. A afirmação é do gerente Cleber Santos, que ressaltou a importância do Espaço Maker, pois a escola constantemente atua em soluções para problemas da indústria, e tem em seu DNA os conceitos de inovação, pesquisa e criatividade.

Santos lembrou que a unidade, há anos desenvolve protótipos eletromecânicos em projetos realizados principalmente, por turmas de habilitação técnica. “Recentemente a unidade tem investido em equipamentos de impressão 3D e robótica, com intuito de melhorar a qualidade dos projetos, materializando ideias de maneira mais profissional e desenvolvendo novos protótipos baseados nas novas tendências tecnológicas”, falou.

Outras ações do SENAI CETEM buscam aproximar ainda mais a indústria local e empresários, com a realização de workshops, projetos de inovação, compartilhamento de experiências tecnológicas de sucesso, entre outras atividades que podem contribuir para o fortalecimento do vínculo SENAI e indústria da região. Já que a instituição apresenta excelente vínculo com empresas de geração, transmissão e distribuição de energia, e busca ampliar ainda mais está lista com novas parcerias com empresas locais.

Segundo Cleber, o SENAI Lab está inserido no projeto de cursos e planos de ensino da unidade, como uma ferramenta para materializar atividades e projetos, melhorando as ações educacionais tanto de forma presencial quanto remota. Além de colaborar com ações realizadas junto às empresas e instituições parceiras e incentivando projetos de pesquisa, inovação e a cultura maker na cidade de Porto Velho.

SENAI Ariquemes

De acordo com a gerente da unidade SENAI de Ariquemes, Ângela Candelório Bim, a ideia é que o ambiente do SENAI Lab nível 2 funcione como laboratório de prototipagem, possibilitando que os alunos coloquem a mão na massa para criar objetos, tirando seus projetos do papel.

Ainda conforme a gerente, a implantação de um ambiente Maker vai fortalecer a cultura de inovar, planejar, desenvolver e construir, utilizando como benefício o desenvolvimento de atividades como a Saga SENAI da Inovação, Desafio de Projetos Integradores, Inova, Grand Prix de Inovação, entre outros, potencializando a Metodologia SENAI de Educação Profissional. Possibilitando ainda, no apoio de projetos e dinâmicas práticas desenvolvidas na Unidade, como a Feira do Empreendedor, Mundo SENAI e Projetos Interdisciplinares.

Ângela explica que um novo espaço para o SENAI Lab está sendo preparado. “A equipe está empenhada na preparação de um ambiente. A vinda do SENAI Lab nível 2 será uma contribuição importante para que o espaço tenha novas possibilidades de uso. Certamente, um estímulo a mais para nossos alunos e docentes para desenvolvimento de projetos”, comentou.