19 de January de 2024 - 11h09

FINEP apresenta linhas de crédito para startups na FIERO

*

O Road Show – Investimento e Financiamento de Startups, foi a pauta do encontro realizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, que fomenta a ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos, com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO). O evento, que reuniu comunidades científicas, startups e representantes do Ecossistema Local de Inovação (ELI), ocorreu no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO).

O gerente de Soluções em Tecnologia e Inovação do SENAI-RO (STI), José Rafael Lopes fez a abertura, momento que adiantou as oportunidades de investimentos em pesquisa e inovação por meio de linhas de crédito. “Essas oportunidades, por meio de submissão de projetos, servem para dar incremento ao tecido tecnológico na região”, afirma. De acordo com Lopes, nos últimos anos houve um aumento na criação de novas startups em Rondônia, “e o SENAI-RO busca conectar essas startups com a indústria”, reforçou.

Lopes aproveitou para informar que a equipe da gerência de STI do SENAI-RO está se capacitando para poder auxiliar empreendedores e pesquisadores, mostrar o melhor caminho para submeter projetos junto à FINEP, que venham suprir as demandas e desafios tecnológicos não só da indústria, e demais setores produtivos do Estado.

O Analista de Fomento à Inovação da FINEP-Norte, com sede no Pará, Kallil Maia, apresentou vários editais e chamadas de subvenção econômica e financiamento com diferentes tipos de apoio para as empresas e startups nas modalidades não reembolsável, aceleração, investimento e reembolsável.

Ele abordou sobre as novas atualizações do Programa FINEP Startup. A Receita Operacional Bruta (ROB) do empreendimento (startup) mínimo nos últimos 12 meses foi reduzida de R$ 360 mil para R$ 81 mil; investimento de até R$ 1 milhão para empresas com ROB entre R$ 81 mil e R$ 360 mil; investimento de até R$ 2 milhões para empresas com ROB acima de R$ 360 mil, entre outras informações pertinentes que se refere aos financiamentos junto à instituição de pesquisa.

Um próximo evento já está pré-agendado para o final de fevereiro deste ano, oportunidade para ministrar uma Capacitação imersiva em Elaboração de Projetos de Pesquisa e Inovação (PD&I) submetidos a FINEP.