05 de May de 2022 - 10h25

SENAI Rondônia entrega certificados para formandos do curso técnico em Eletrotécnica

A solenidade de formatura da turma 2020/2022 do curso técnico em Eletrotécnica do Programa Jovem Aprendiz, do Centro Tecnológico de Mecatrônica Volkmar Schuler - SENAI Cetem, em Porto Velho, em parceria com a Eletrobras Eletronorte, foi realizada na tarde desta quarta-feira,4, no salão de convenções da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), na capital.

O coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho destacou a importância da formação profissional. “Nós do SENAI temos trabalhado muito para mostrar o quanto cada curso e programa que disponibilizamos podem ser significativos para a vida dos jovens, pois eles abrem portas do mercado de trabalho para os profissionais mais preparados e qualificados”, disse.

Coelho ressaltou que estudar no SENAI fez toda a diferença em sua vida. “Nas visitas às empresas locais sempre encontro ex-alunos da instituição. Adquirir conhecimento exige dedicação e nunca é perda de tempo estudar, seja no fim de semana, nos feriados, principalmente se você tem objetivos e cada um de vocês só tem a ganhar com isso. Por isso, pelo empenho, hoje, vocês estão aqui, finalizaram o curso, superaram os desafios e estão sendo recompensados, a partir desta formatura, o SENAI entrega mais 13 novos profissionais para o mercado de trabalho”, comentou.

O coordenador acrescentou ainda que estudar é um investimento. “Só se fala e se escreve corretamente, se você ler e estudar. Sua compreensão e discernimento sobre qualquer assunto também vão mudar, se aprimorar a partir da leitura e dos estudos”, pontuou.

Já o gerente da unidade SENAI Cetem, Cleber Santos lembrou que o SENAI tem exercido com brilhantismo seu papel de formar jovens para o mercado de trabalho. Parabenizou os formandos pela dedicação e desejou sucesso para todos. “Vocês estão preparados para fazer a diferença no mercado de trabalho”.

A coordenadora do Programa Jovem Aprendiz da Eletrobras Eletronorte, Inês Madalena Kuhl Faggioni lembrou que há dez anos acompanha as turmas de aprendizes e essa foi diferenciada por conta dos obstáculos decorrentes da pandemia. “Sabemos quanto é difícil fazer um curso a distância, mas vocês brilhantemente conseguiram chegar até aqui nesta importante solenidade de formatura. Como disse o senhor Jair, o estudo é algo contínuo, não podemos parar de evoluir e buscar cada vez mais conhecimento, isso sim, é algo que jamais ninguém poderá tirar de nenhum de vocês. Parabéns e sucesso para todos”, finalizou.

Muito aplaudido pelos formandos, o professor Samuel Ferreira dos Santos destacou que também foi aluno do SENAI e antes de terminar o curso já estava empregado. “A disciplina é fundamental e no meu ponto de vista, é mais importante que o talento. Então, não parem de estudar. Aproveito para parabenizar, não apenas aos formandos, mas aos familiares que acompanharam e apoiaram vocês nesta jornada no caminho para o sucesso profissional”.

A formanda Izabele Bezerra Barros foi a oradora e Cleuciane Carvalho Botelho fez o juramento em nome da turma formada ainda por Beatriz Silva Santos, Francisco de Assis Costa Santos Júnior, Gabriel Doce Panta, Ingrid Martins Alves, Joana da Silva Pinheiro, Juliane Silva Pinheiro, Lucas Alexandre Farias, Michael Douglas Nunes da Silva, Nadiele Martins Zacarias, Túlio Olímpio Menezes Rodrigues e Victor Esmite Barroso de Carvalho.

A pedagoga Kamila Andreza da Silva e a secretaria escola Ivonete Cardoso da Silva Vieira, ambas da unidade SENAI Cetem também marcaram presença no evento.

Programa Jovem Aprendiz

O Programa Jovem Aprendiz, amparado pela Lei de Aprendizagem 10.097/2000 é um programa voltado para a qualificação e inserção de jovens capacitados no mercado do trabalho. Mais do que uma lei a ser cumprida, é um instrumento capaz de transformar a realidade de milhares de jovens e impactar de forma positiva na sociedade.