29 de June de 2022 - 09h07

SENAI constrói novas histórias de sucesso e transforma sonhos em realidade

Oriundas de Ariquemes e Alto Paraíso e egressas do curso de corte e costura do Serviço Nacional de Aprendizagem de Rondônia (SENAI-RO), Antonia Olenina Passos Felix, Gracirleia Sousa Chaves, Eliane Santana de Oliveira Leite e Kelly de Souza Silva, tiveram suas vidas transformadas para melhor, mediante as ações do SENAI Vai Até Você, uma iniciativa que está construindo novas histórias de sucesso e transformando sonhos em realidade.

Antonia Olenina Passos Felix fez o curso de corte e costura no SENAI de Ariquemes. Mesmo morando no garimpo localizado longe da escola, ela superou os obstáculos e ficou entre as melhores alunas. “Foram três meses de curso e para mim foi uma experiência muito boa e fiz bons amigos que me ajudaram nessa jornada de estudo”, contou.

Ela faz questão de ressaltar a importância do SENAI na sua vida. “Foi através do curso que aprendi uma profissão e minha vida mudou. Minha motivação foi a vontade de aprender mais. Ter meu negócio foi sempre meu sonho e a partir do curso do SENAI passei a ter uma visão melhor sobre empreender e resolvi investir. Quero ser um empreendedora bem-sucedida”.

Eliane Santana de Oliveira Leite, de Alto Paraíso, participou do curso de corte e costura, no período de outubro e novembro de 2021. Fez também o de confecção de lingerie, entre janeiro e fevereiro de 2022. “Minha experiência como aluna SENAI foi excelente. Aprendi a modelar olhando por foto e com o curso aprendi e adquiri conhecimento”.

“O SENAI é importante na minha vida, porque através dos cursos aprendi várias técnicas e o resultado logo apareceu, melhorando a qualidade dos produtos e com isso ganhei mais encomendas. Por tudo isso sou grata ao SENAI. Também agradeço a professora Ronilda, que compartilhou seus conhecimentos”, afirmou Eliane.

Gracirleia Sousa Chaves participou do primeiro curso do SENAI realizado em parceria com a prefeitura de Alto Paraíso, o de malhas, com duração de cem horas. “A experiência foi maravilhosa e lhe proporcionou os melhores momentos de sua vida. “Tivemos uma professora excelente, a Ronilda. Esse curso foi o início de tudo, a oportunidade de aprender e também realizar meu sonho de ser costureira. Ainda não tenho uma empresa, tenho sim, um atelier. Conto com três máquinas e a produção está aumentando, inclusive recebi novas encomendas. O céu é o limite para mim”.

Outra aluna que se destacou, Kelly de Souza Silva, de Ariquemes, não poupou elogios ao SENAI. “Se você quer se profissionalizar, o SENAI é a instituição que abre portas por ser um diferencial para o mercado de trabalho. Procurei a escola porque sempre tive o sonho de fazer um curso de corte e costura, de aprender. O que me incentivou foram os comentários de outras pessoas que passaram pelo SENAI e hoje conquistaram uma profissão, um lugar no mercado”, disse.

Kelly lembrou que o aprendizado foi fundamental para o desenvolvimento das suas habilidades. “Minha expectativa é que com o investimento que fiz, num futuro próximo, eu possa colher os frutos e melhorar minha vida financeira. Minha especialização é em malhas e somente depois do curso que passei a querer expandir o negócio de costura como empreendedora”, declarou.

Conforme a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Rondônia (Sindivest-RO) e vice-presidente de Assuntos da Micro e Pequena Indústria da FIERO, Cida Mourão, o SENAI é fundamental neste processo de aprendizagem, é a escola mais completa, tem a melhor didática, os melhores instrutores. “É importante que essas moças que concluíram os cursos comecem a empreender, gerar emprego e renda para contribuir para o crescimento do setor e da indústria como um todo”, finalizou.

De acordo com a gerente da unidade SENAI de Ariquemes, Ângela Candelório Bim, “os cursos do Projeto SENAI Vai Até Você, estão proporcionando resultados positivos para a vida das participantes. As histórias que ouvimos são relatos de desafios, de superação, de compartilhamento e acolhimento de mulheres e suas experiências fantásticas de vida e nós do SENAI sentimos orgulho de fazermos parte dessas trajetórias de busca de crescimento, não apenas profissional, mas pessoal”.

Tem sido muito prazeroso fazer parte da transformação de vidas de tantas mulheres, afirmou professora Ronilda Franco, do SENAI Ariquemes.Quando fui convidada para ministrar curso foi um desafio que encarei, no entanto, tem sido uma experiência grandiosa e de muito aprendizado enquanto eu ensino essas mulheres a arte de transformar pedaços de tecido em lindas peças de roupas. Ver o empenho e desenvolvimento de cada uma, fazer parte da conquista e evolução de cada uma tem sido maravilhoso”.

Ronilda ministrou cursos que fazem parte da parceria do SENAI com a prefeitura de Ariquemes e Alto Paraíso, que formou 56 mulheres, agora capacitadas para ingressar no mercado de trabalho. “Tenho orgulho de fazer parte dessa instituição a qual valoriza pessoas e as capacita para o mercado de trabalho. Em breve começaremos uma nova turma em parceria com a prefeitura de Buritis através do SENAI Vai Até Você.