08 de July de 2022 - 11h09

Projeto da unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena conquista pelo terceiro ano Edital de Boas Práticas Escolares

Denominado “Conexão – Venha ser Maker”, o projeto da unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena, foi selecionado e premiado no Edital de Boas Práticas Escolares 2022, iniciativa do Departamento Nacional do SENAI. Foram 69 projetos inscritos, dos quais 23 foram premiados. Ao todo 17 Departamentos Regionais se inscreveram e 13 foram contemplados, dentre eles, o DR de Rondônia.

Este é o terceiro ano consecutivo que a unidade de Vilhena conquista tão importante reconhecimento. Em 2020 ganhou com o projeto "Juntos pela Educação de Sucesso - Comunicação Descomplicada" e no ano seguinte, com o projeto "Diagnóstica Qualifica", todos desenvolvidos pela coordenadora de Educação Aline Luciana de Souza, que contou com o apoio do gerente da unidade Silvio Leite, docentes e comunidade escolar.

O gerente Silvio Leite, disse que esse reconhecimento corrobora com o propósito de sempre buscar a excelência na qualidade do ensino aos alunos. “Como gestor do SENAI Vilhena, fico imensamente grato por ter mais um projeto do edital de boas práticas da nossa unidade operacional, selecionado pelo Departamento Nacional e nos consagrando como tricampeões. Mas a gratidão maior e prestígio, é para a nossa Coordenadora Aline Luciana que encabeçou mais essa empreitada e demonstrou em mais essa ação o quanto estamos dedicados a entregar uma educação de qualidade”, reafirmou.

Segundo Aline, “todos os anos o Sebrae em parceria com a Prefeitura e o comércio local realiza o Conexão e em analise a este evento identificamos que a participação do SENAI seria estratégica para divulgar nossos produtos e serviços focando em sustentabilidade, ofertar novas opções em capacitações para as indústria e comunidade e ao mesmo tempo intensificar a ação tecnológica do SENAI no mercado e assim como a divulgação da nossa metodologia através de um conceito Maker ao público vilhenense”.

Aline explica que “foram dois dias de amostra e conseguimos juntamente com todas as empresas da cidade atrair mais de 10 mil pessoas. Para esta ação utilizamos o conceito do movimento da cultura maker e apresentamos a ideia de que qualquer pessoa consegue construir. Para isso, trouxemos diversos fatores tecnológicos inovadores como: arena de robôs com arduinos; impressora 3D, robótica FLL, programação e operações de drones assim como toda a montagem do espaço utilizando a tecnologia no conceito maker, incluindo as ferramentas da Microsoft em notebooks com Minecraft educacional disponível ao público”, disse.

De acordo com Aline “estamos em um momento em que a inovação, a sustentabilidade e o compartilhamento de ideias se tornaram palavras de ordem, com um especifico trabalho de divulgação e captação o objetivo é estarmos na mente dos consumidores quando pensarem em formação, qualidade e tecnologia, através de uma ação estratégia de parceria com todas as empresas da cidade e o Sebrae, buscamos de forma gratuita montarmos um ambiente maker com muita tecnologia em espaço aberto acessível para qualquer pessoa de qualquer idade”.

Ainda conforme Aline foi fundamental a parceria com a Prefeitura Municipal de Vilhena, Sebrae, equipe técnica e docentes do SESI-SENAI. “O Conexão serviu como vitrine para a marca SESI-SENAI-IEL, instituições renomadas e conhecidas pelo ensino de qualidade na Educação Básica e na formação profissional de mão de obra local. Finalizamos a ação com a certeza de que as pessoas sabem que somos a tecnologia e inovação que o mercado precisa quando se referem a uma educação de qualidade”, pontuou.

Para o coordenador de educação do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, a seleção pelo DN reforça o comprometimento que Rondônia protagoniza em inovar e buscar a melhoria das expectativas dos alunos quanto aos cursos oferecidos pelo SENAI. “Além disso, os bons resultados são divulgados e compartilhados com todos os departamentos no intuito de aprimorar a gestão educacional de todo o Brasil”, ressaltou.

As boas práticas compartilhadas, como afirmou o diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, servirão de insumos e inspiração para futuras ações de gestão nas nossas escolas. “Por isso, é cada vez mais importante que os gestores do SENAI-RO participem dos editais inscrevendo seus projetos voltados às boas práticas escolares. Parabéns à Aline, ao Silvio e a todos que compõem a equipe de Vilhena”.