IMPRENSA
01 de August de 2022 - 08h34

A- A A+

SENAI promove aula-show com o tema Técnicas para Fabricação de Massa Folhada

Rossiani da Silva Telles e o marido Jorge de Oliveira Telles, deram uma folga aos afazeres e trâmites finais para a abertura de um pequeno negócio de salgados e doces, para assistir a aula-show "Técnicas para Fabricação de Massa Folhada”, ministrada pelo instrutor do SENAI-RO, Cleiton Guimarães, na noite da última sexta-feira, 29, como parte da programação da II Feira de Gastronomia de Rondônia.

A aula teve dois objetivos. Ensinar desde o processo de fabricação e finalização de massa folhada e apresentar uma prévia do que são os cursos do segmento do SENAI. 

Durante a oficina rápida, Guimarães explicou que independentemente do método utilizado, é importante ter atenção e cuidado nas três fases de produção da massa folhada: sova da massa, incorporação da gordura e laminação.

“A massa folhada é feita basicamente de farinha de trigo, água gelada, sal e, às vezes, açúcar e ovos”, ensinou o instrutor do SENAI. “A detrempe (massa básica, resultado da mistura desses ingredientes) é em seguida intercalada (por meio de um processo de dobras) com uma grande quantidade de gordura (normalmente manteiga ou gordura vegetal). O resultado final desse processo de dobras, conhecido como folhagem, é uma massa com 729 camadas de detrempe e 729 camadas de gordura”.

Entre uma fornada e outra de folhados, Cleiton, com a colaboração da técnica Lissandra Souza, preparou e ofereceu degustação para o público.

Com o marido, Rossiani ouviu atentamente cada detalhe exposto pelo palestrante e disse que gostou muito da apresentação. "Nosso empreendimento está em fase inicial e percebi a necessidade de ampliar e melhorar nossos produtos”, disse. Jorge contou que foram assistir a palestra em razão do novo empreendimento. “Viemos também por conhecermos a qualidade de tudo que o SENAI oferece”, comentou.

Rossiani completou ressaltando que “sabemos disso porque meu marido fez um curso de panificação e eu acompanhei uma aula show que aconteceu lá no SESI da Rio de Janeiro, onde foi realizada a primeira edição da feira".

O conselheiro do SESI e SENAI-RO, Jânio Fernandes também esteve no estande do SENAI e prestigiou a feira. Ele elogiou a estrutura montada pela instituição, a programação preparada para o público visitante e os profissionais que atuaram durante o evento. “Fui muito bem recebido e fiz questão de parabenizar o diretor Alex e toda à equipe desta grande casa que é o SENAI”.

O diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago e o coordenador de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho também estiveram no estande. Ambos destacaram a importância de a instituição apresentar soluções e inovações relacionadas ao segmento da panificação e confeitaria.

"A Feira é mais uma vitrine para que as pessoas conheçam mais sobre o que o SENAI oferece e faz", comentou Santiago. Já Coelho afirmou que "o público tem visitado nosso estande e prestigiado nossa programação nestes dias de realização da Feira de Gastronomia", pontuou.

 


Mais notícias

Matrículas nos cursos gratuitos do SENAI-RO vão até o dia 13

SENAI-RO disponibiliza cursos gratuitos para a comunidade

FIERO e SENAI RO apoiam realização do Circuito dos Instaladores em Porto Velho

Departamento Regional de Rondônia tem três projetos classificados para a etapa nacional do Inova SENAI 2022