SENAI Capacita Gestores do SENAR em Modelagem de Processos com o Software Bizagi
SENAI RO selecionado via licitação para ministrar cursos em sistemas de ar condicionado do tipo Split
A unidade SENAI CEET de Porto Velho, juntamente
com mais quatro instituições de ensino técnico profissionalizante, é uma das
vencedoras da licitação realizada pelo Programa Brasileiro de Eliminação dos
HCFCs (hidroclorofluorcarbonos) – PBH para
“Treinamento e Capacitação de Mecânicos e Técnicos de Refrigeração para Uso
Seguro de Fluidos Inflamáveis em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Split”
conforme diretrizes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
(PNUD), do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Protocolo de Montreal
assinado em 2007.
A unidade vai oferecer capacitação sobre boas práticas de instalação e manutenção segura de sistemas de climatização com propano (R-290) e R-32 a 700 para profissionais da área de refrigeração (técnicos, mecânicos e engenheiros de campo). O projeto utiliza a abordagem “Treinamento de Treinadores”, no qual serão primeiramente capacitados um mínimo de dez profissionais, que atuarão como multiplicadores da metodologia de ensino a ser adotada nos cursos.
O diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, que participou da elaboração do projeto, muitas das profissões industriais exigem treinamentos complexos, com orientação de técnicos de ensino qualificados, cumprimento de normas específicas e utilização de equipamentos adequados.
“Quem possui o conhecimento e a estrutura necessária para isso no país é o SENAI”, afirma Santiago. “E por estas razões, o SENAI CEET foi selecionado, via licitação, para ministrar treinamento e capacitação para o uso seguro de fluidos inflamáveis em sistema de ar-condicionado tipo Split, conforme especificado no Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH) ”.
O processo de elaboração do projeto submetido e selecionado para o Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), além da participação e apoio do diretor Alex Santiago, contou com o trabalho efetivo da gerente da unidade SESI-SENAI Lagoa, Fabiana Amaral, da instrutora Jossineide Oliveira, do técnico Alexandre Custódio (CEBEP), Regilene Nina (Assistente Administrativo CAT Albano Franco) e Anderson Barroso (da área de Projetos).
Conforme Fabiana Amaral capacitações serão ministradas em quatro unidades do SENAI, sempre no período noturno. No CEET de Porto Velho, o curso vai atender duas turmas. Para a primeira, as aulas ocorrem de 1º a 14 de fevereiro de 2023. Já para a segunda turma, o curso acontece no período de 15 a 28 de fevereiro do mesmo ano. No SENAI de Cacoal o curso será ministrado de 4 a 17 de abril, em Ji-Paraná, de 2 a 15 de maio e em Ariquemes, de 6 a 20 de junho de 2023.
A instrutora da área de refrigeração do SENAI-RO, Jossineide Oliveira ressalta que o objetivo do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), por meio deste projeto, é reduzir o consumo de R-22 no setor de serviços e, ao mesmo tempo, introduzir conhecimento para o uso seguro e eficiente de fluidos refrigerantes sem potencial de destruição da camada de ozônio (ODP, na sigla em inglês) e de baixo potencial de aquecimento global (GWP).
Jossineide destaca a importância do projeto
para o SENAI-RO, pois apoia a continuidade do processo de eliminação dos
fluidos refrigerantes HCFCs, nocivos à Camada de Ozônio do planeta, de maneira
gradativa, até zerar o consumo no país, em 2040, introduzindo e apoiando o uso
seguro e eficiente de fluidos refrigerantes alternativos de zero potencial de
destruição da camada de ozônio (PDO) e de baixo potencial de aquecimento
global.
Protocolo de Montreal
O Protocolo de Montreal é um tratado internacional que visa proteger a camada de Ozônio por meio da eliminação da produção e do consumo das substâncias responsáveis por sua destruição (SDO). O acordo é consequência da Convenção de Viena para Proteção da Camada de Ozônio; o Brasil é um dos países signatários.
HCFCs
Os hidroclorofluorcarbonos (HCFCs) são substâncias químicas utilizadas, principalmente, por indústrias dos ramos de refrigeração e automotiva, na produção de espumas, na agricultura e em laboratórios. Os HCFCs são também os principais responsáveis pela degeneração da camada de ozônio.
Mais notícias
Alunos do SENAI Fabricam Pás e Rodos para Ajudar o Rio Grande do Sul
Analista da CEBEP Participa de Evento no SENAI Belém para Impulsionar Economia Circular
Sindipan-RO será comandado por ex-aluno do SENAI RO