05 de September de 2022 - 09h03

Alunos do SENAI de Ariquemes aprendem empreendorismo na prática com o projeto “Empresas Criativas”

Com a denominação “Empresas Criativas”, alunos da turma de Aprendizagem Básica Assistente Administrativo, da unidade SENAI de Ariquemes, aplicaram os conceitos trabalhados na Unidade Curricular I de Rotinas Administrativas, com o objetivo de desenvolver uma empresa fictícia, mas constituída com a visão, missão e valores do empreendimento.

Ainda como parte da atividade, sob a orientação da instrutora Jaine Ferreira de Oliveira Miguel, os alunos empreendedores prepararam um cronograma de ações voltadas para a execução do evento para apresentação dos trabalhos e lançamento da empresa do setor alimentício criada por cada grupo.

Após aulas teóricas, os alunos foram divididos em grupos em que deveriam discutir e desenvolver uma ideia inovadora. O passo seguinte foi elaborar um cronograma de execução das tarefas do projeto. E por fim, a execução e registro das tarefas.

Segundo Jaine, o objetivo primordial do evento foi propiciar o contato com as atividades práticas, principalmente por se tratar de uma turma com alunos ingressantes no SENAI. “Atuar nessa aplicação fez com que eles sentissem esse contato com a indústria e com o mercado de trabalho, aprendendo a relacionar os conhecimentos adquiridos em sala com a prática do dia a dia”, explicou.

A aluna Érica Silva Carvalho ressaltou que primeiramente para o desenvolvimento de criação da empresa foi necessária organização para que tudo se encaixasse corretamente. “Depois desses passos é que encaixamos cada pessoa no seu lugar na empresa”, disse.

Sobre o evento, Érica avaliou como uma atividade diferente de tudo que já participou, pois viu de perto como funciona e gerencia uma empresa, desde a criação do slogan, a visão e o marketing. Para ela, ver isso tudo de perto mudou sua visão sobre o mundo dos negócios.

No ponto de vista da coordenadora de Educação, Carla Viviane da Silva Nunes, “envolver os alunos nestas atividades práticas proporciona além de um melhor aprendizado e entendimento das capacidades desenvolvidas, o trabalho em equipe, ouvir a ideia do outro e ter empatia pelo próximo, assim proporcionando um aprendizado em várias áreas”, garantiu.

Para a gerente da unidade SENAI de Ariquemes, Ângela Candelório Bim, “é simplesmente encantador testemunhar o engajamento dos alunos para adquirir novos conhecimentos. É primordial que a educação seja capaz de incentivar a criatividade do aluno para que se adapte às demandas atuais e futuras, ao ponto de contribuir com o desenvolvimento do mercado de trabalho”, afirmou.