20 de September de 2022 - 11h54

SENAI-RO ministra curso básico de Mecânica e Gestão de Frotas para secretarias do governo estadual

O curso de Noções Básicas de Mecânica e Gestão de Frotas, ministrado pelo SENAI-RO na modalidade In Company para várias secretarias estaduais, através da Superintendência de Gastos Públicos e Administrativos (Sugesp), conta com a participação de 80 servidores divididos em duas turmas, cujas aulas iniciaram nesta segunda-feira, 19, em breve abertura feita diretor executivo da Sugesp, João Pablo e a pedagoga Tatiana Ribeiro, representando a gerente da unidade SENAI CEET, de Porto Velho, Fabiana Amaral.

Ontem, a primeira turma teve a aula teórica e nesta terça-feira, 20, participaram da parte prática. Para a outra turma, também com 40 alunos, o curso acontece dia 21 (quarta) a parte da teoria e 22 (quinta-feira), a prática. O encerramento e entrega de certificados está programada para sexta-feira, 23, no salão nobre Rosilda Shokness – Edifício Pacaás Novos – 11º andar, às 8 da manhã.

O instrutor de Mecânica de Automóveis do SENAI CEET, de Porto Velho, Jary da Silva França Filho, explicou que o objetivo da capacitação é trazer mais conhecimento sobre mecânica básica, gestão de frota, sistemas do carro, modos de condução, tipos de manutenção preventiva. As aulas práticas serão realizadas nos próprios veículos no quais os alunos trabalham no dia a dia e no estacionamento da secretaria.

Sobre a Gestão de frotas, Jary explicou que é o gerenciamento dos veículos de uma empresa usados para transporte e coleta ou prestação de serviços. A gestão é possível através da centralização de dados como manutenção dos carros, consumo de combustível, quilometragem e rotas percorridas.

A pedagoga Tatiana Ribeiro agradeceu a confiança da Sugesp e falou para os alunos que “aproveitem ao máximo tudo que o instrutor ensinar, pois, são conhecimentos básicos, mas fundamentais para a melhoria do trabalho realizado por cada um de vocês”, disse.

De acordo com a articuladora de negócios da área de Mercado SESI-SENAI-IEL-RO, Marcilani Oliveira, a ideia do curso surgiu a partir da participação da gerente de Manutenção da Sugesp, Karla Fernandes, que fez o curso de mecânica para mulheres, no Mundo SENAI.

Conforme Marcilani, a coordenadora percebeu a necessidade de trazer a mesma capacitação para os coordenadores de frota do governo estadual. “Ocorre muita demanda de troca de peças, pneus e substituição de veículos, ocasionadas muitas vezes em função da falta de manutenção preventiva. “Esta qualificação vai deixá-los mais preparados, por exemplo, para saber quando vão precisar trocar um pneu, realizar a troca de óleo e até mesmo quando será realmente necessário fazer a substituição do veículo.

Um dos alunos do curso, Gabriel Arcanjo, egresso do SESI está participando desta qualificação pelo SENAI. Ele disse que o curso chegou em boa hora e todo o aprendizado será posto em prática no seu trabalho.

In Company

Modelo de capacitação realizado dentro da empresa contratante e utilizando a sua própria estrutura para a qualificação dos colaboradores.