IMPRENSA
14 de October de 2022 - 09h34

A- A A+

SENAI-RO oferta 1.987 vagas para cursos gratuitos nas modalidades Aprendizagem Industrial Básica e Técnica

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) está com inscrições abertas para cursos do Programa de Gratuidade Regimental -, sendo 1.365 vagas para a Aprendizagem Industrial Básica e 622 para Aprendizagem Industrial Técnica, disponíveis nas unidades do SENAI Rondônia dos municípios de Porto Velho Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena.

São 490 vagas disponíveis na modalidade presencial e 1.497 vagas para a modalidade Educação a Distância (EAD). Neste primeiro momento, as vagas serão preferencialmente para o atendimento das demandas das indústrias contribuintes para o cumprimento da cota de jovens aprendizes, conforme o Decreto nº 6.635 de 2008 e as diretrizes do SENAI.

As Indústrias poderão reservar vagas nos Cursos de Aprendizagem Industrial (listados no item 8 dos Editais nº 23.2023.1 - para os Cursos Básicos e 24.2023.1 para os Cursos Técnicos) e matricular os jovens aprendizes, por elas selecionados, obedecendo os requisitos necessários para ingresso dos cursos. Havendo vagas possíveis não reservadas pelas indústrias, serão ofertadas para jovens da comunidade, seguindo a ordem de inscrições pelo site do SENAI-RO.

De acordo com os editais, as indústrias que realizarem reserva de vagas estarão comprometidas a indicarem para as unidades SENAI dos municípios da sua preferência, a relação dos jovens que serão matriculados e contratados como aprendizes, até o dia 31 deste mês, observando o cronograma para entrega da documentação e efetivação das matrículas.  

 “O objetivo principal é contribuir para que a indústria local continue se fortalecendo e o SENAI fazendo sua parte quanto à qualificação de mão de obra. Para facilitar o acesso aos cursos, as aulas ocorrem na forma presencial e à distância (EAD) ”, afirma o Coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho.

Outro ponto ressaltado pelo Coordenador, é a importância da leitura dos editais, pois nele constam todos os requisitos, prazos e documentação necessária para a efetivação da inscrição do candidato.

Conforme o diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, o programa de gratuidade preza principalmente, pela inserção do indivíduo de baixa renda nesse mercado de trabalho tão competitivo, mas de forma técnica e com alta qualidade na capacitação do futuro profissional. ”Através das aulas no formato EAD, a gratuidade também beneficia jovens rondonienses que residem nas cidades onde não têm escolas do SENAI, necessitando apenas sua presença no período em que ocorrerem as aulas práticas”, ponderou.


Mais notícias

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0

Analista do DR-RO participa de capacitação em energia renovável