IMPRENSA
11 de November de 2022 - 12h21

A- A A+

Gerente de unidade do DR-RO ministra palestra na programação nacional do Mundo SENAI

Diógenes Pierre, gerente de uma unidade SESI-SENAI representou o DR-RO na programação nacional do Mundo SENAI, ao ministrar nesta quinta-feira, 10, à tarde, a palestra com o tema Competências do Paradigma Digital, transmitido via canal do SENAI Nacional no Youtube.

Em sua apresentação, Pierre iniciou falando que a evolução tecnológica impõe a quebra de antigos paradigmas, onde se faz necessário a abertura para o desenvolvimento de novas competências, que invariavelmente podem estar em uma área de conhecimento diferente da nossa formação inicial.

O palestrante também traçou um paralelo histórico e contextualizado entre as tecnologias do passado e do presente. Destacou a importância das competências digitais. “Hoje, ter conhecimento sobre a sua área de atuação e boas habilidades comportamentais já não é o suficiente para encontrar as melhores oportunidades de emprego, pois para se destacar em meio à concorrência, é preciso saber o que são competências digitais e desenvolvê-las o quanto antes”, afirmou.

Ainda conforme Pierre, é imperativo que para quem quer garantir a sua empregabilidade pelos próximos anos precisará ficar por dentro das habilidades digitais mais exigidas pelo mercado, que evolui cada vez mais rápido.

Como exemplos de competências digitais, Pierre ressaltou que “são habilidades necessárias para usar dispositivos, ferramentas, softwares, aplicativos de comunicação e redes para acessar e gerenciar informações. Estes conhecimentos se tornaram cada vez mais importantes, porque ajudam as pessoas a se comunicarem e colaborarem no trabalho, a desenvolverem e compartilharem conteúdo, além de solucionar problemas de forma online e remota.

Diógenes Pierre comentou que com o impacto da pandemia, tudo o que as pessoas faziam – desde a forma de comprar produtos até a forma de trabalhar – mudou drástica. E isso teve consequências. “É natural que as empresas priorizem a contratação e a permanência daqueles colaboradores que tenham as competências necessárias para utilizá-la”, disse.

Na apresentação, o gerente falou sobre os tipos de tecnologia que facilitam o aprendizado, entre eles, a Gamificação, cuja intenção é despertar maior interesse e motivação nos alunos, que se divertem ao aprender e avançar nos estudos. A Robotização que traz recursos a mais, que podem ser utilizados em determinados contextos para aumentar as possibilidades de interação entre aluno e conteúdo de forma escalável. A Programação que é o processo de escrever códigos de um sistema ou programa de computador.

No encerramento, Diógenes Pierre agradeceu a oportunidade e destacou a importância do papel que o SENAI desenvolve na qualificação profissional, na busca por soluções para a indústria e ainda o foco nas inovações tecnológicas sendo utilizadas para a melhoria do ensino e da aprendizagem.

 


Mais notícias

“Inteligência Artificial não é mais ficção científica, é o futuro hoje”, diz gerente de Educação do SENAI-RO

Cursos superiores EAD SENAI-RO formam profissionais para o mundo, disse gerente de Educação

SENAI-RO capacita instrutores para uso dos Kits Didáticos da Indústria 4.0

Analista do DR-RO participa de capacitação em energia renovável