Projeto Connect Sol do SENAI-RO segue mais uma etapa de desenvolvimento
Profissionais do SENAI-RO participam de treinamento ministrado pela Sociedade Alemã de Cooperação Internacional
No
período de 21 a 25 de novembro, três profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem
Industrial de Rondônia (SENAI-RO) participarão em São Paulo, na Escola SENAI
Oscar Rodrigues Alves, da capacitação tecnológica para “Treinadores para boas
práticas e melhor contenção do HCFC-22”, na área da refrigeração seguindo
programa de novos conhecimentos e técnicas para substituição do gás CFC
(clorofluorcarboneto, clorofluorcarbono), composto baseado em carbono que
contém cloro e flúor, responsável pela redução da camada de ozônio, e, por
conseguinte, vem tendo o seu emprego expressamente proibido em vários países.
Conforme explicou o coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, “os nossos profissionais vão seguir os programas formatados pela Sociedade Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), com a preocupação da recuperação segura do CFC, gás que está sendo substituído por provocar o efeito deletério à natureza. O mundo todo está fazendo essa troca e o nosso objetivo com esse intercâmbio é adotar boas práticas profissionais de como utilizar de forma correta os gases refrigerantes. Os profissionais do SENAI-RO voltarão como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos dentro destas técnicas”, disse.
Coelho ressaltou que, na primeira fase deste projeto, executada entre 2017 e 2021, o SENAI-RO realizou a multiplicação dos treinamentos inicialmente recebidos por seus instrutores, para mais de 350 profissionais do estado que já atuavam no segmento. Nesta nova etapa da parceria, a proposta de expandir a oferta do treinamento para o máximo de profissionais no estado, acrescentando formação em tecnologia, conhecimentos, prática e capacitação profissional, para que cada vez os profissionais formados pelo SENAI atuem melhor na área da climatização e refrigeração.
Com atuação em vários países, a GIZ que tem parceria com o SENAI-DN e o SENAI-RO, atua também na área do fomento de pesquisa e intercâmbio de conhecimentos.
“Para o SENAI esta parceria é agregadora, pois os profissionais retornam ao estado com seus conhecimentos atualizados com as melhores práticas de mercado, proporcionando atendimento de ponta para as indústrias. “Foram reservadas três vagas por cada DR e os nossos profissionais foram selecionados pelo perfil. O Instrutor Elétrica do SENAI de Ariquemes, Francisco Hamilton, a instrutora Rafaela Arrabaça e ainda o assessor Rodolfo Lentz”.
Segundo Rodolfo Lentz, “o treinamento vai possibilitar aprendizado que iremos multiplicar para os instrutores do SENAI, principalmente neste treinamento focado no controle e eliminação gradativa do gás CFC, que está sendo substituído pelos hidroclorofluorcarbonetos (HCFC) e hidrofluorcarbonetos (HFC), que causam danos bem menores à estratosfera”, explicou.
Mais notícias
Lean Office e Educacional melhoram a eficiência do SENAI-RO, destaca gerente de Educação
SENAI-RO anuncia mais de 1800 vagas para 30 cursos gratuitos
SENAI-RO finaliza capacitação de instrutores para uso de Kits Didáticos da Indústria 4.0