IMPRENSA
02 de December de 2022 - 11h20

A- A A+

Departamento Regional de Rondônia adere a projeto digital do SENAI DN

O mundo digital, há muito inserido nas escolas e metodologias do SENAI, em 2023, vai expandir ainda mais as ações do Programa SENAI + Digital, que vai contar com a participação das unidades em Rondônia.

A iniciativa do Departamento Nacional já realizou um projeto piloto em algumas unidades do SENAI no Brasil. Em 2023, o Programa, será expandido para todas as escolas do SENAI, conta com quatro vertentes. Investimentos em laboratórios voltados às Tecnologias Habilitadoras da indústria 4.0, conectividade de alta velocidade para alunos e docentes, processos digitais implantados nas escolas, desde a oferta até a certificação do estudante e internalização da Cultura Digital nas escolas.

O técnico Alexandre Custódio, da Coordenação de Educação SESI-SENAI-RO (Cebep), o programa objetiva impulsionar e dar sustentação ao processo de transformação digital nas escolas do SENAI, alinhar mindset digital (características da mente humana que vão determinar os nossos pensamentos, comportamentos e atitudes), entre lideranças e colaboradores e possibilitar a transformação digital nos processos e práticas educacionais da instituição.

Custódio explicou que o programa, entre 2021 e 2022, foi a fase de formação, desenvolvimento, aplicação e validação de soluções para implementação da Cultura Digital, em três escolas do SENAI do Distrito Federal, Paraíba e Santa Catarina. 

Ainda em 2021, o SENAI realizou a Pesquisa Índice de Maturidade Digital na Docência. Em setembro de 2021, mais de cinco mil docentes de todos os DRs participaram da Pesquisa Índice de Maturidade Digital na Docência. Entre junho a agosto deste ano, foi a etapa de aplicação e validação de soluções para implementação da Cultura Digital (TDS) em mais sete unidades nos estados do Acre, Pará, Pernambuco, Ceará, Goiás, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

A partir de novembro de 2022 a novembro de 2023, compreende o período de aplicação de soluções validadas para implementação da Cultura Digital nas 238 unidades dos 26 DRs.

O coordenador de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, lembrou que os movimentos da Cultura Digital no SENAI já ocorrem desde abril em dez unidades mediante a realização de workshops. A partir de agosto aconteceu a Trilha de Mentoria Digital no SENAI Play tendo como público alvo docentes e coordenadores pedagógicos. De maio a julho de 2022, docentes, gestores e coordenadores pedagógicos participaram da Pesquisa Qualitativa: Indicadores da Maturidade Digital.

Coelho ressaltou que o Projeto Cultura Digital está entre as prioridades do planejamento escolar. Também equacionou tempo, na carga-horária de trabalho, para as equipes realizarem as ações do Projeto e a participação dos mobilizadores em reuniões com a coordenação do Projeto.

 


Mais notícias

DR-RO integra ações do evento de abertura da Cultura Digital do SENAI Nacional

DR-RO participa de Workshop de Resultados Saep 2023 e apresenta boas práticas

Palestras, debates e oficinas integram a 8ª Jornada Pedagógica Nacional de Educação do SENAI

Profissionais do DR-RO participam de capacitação em eficiência energética